São Vicente: Navio espanhol Rayo chega ao Porto Grande para missão de cooperação marítima

Inicio | Cooperação
São Vicente: Navio espanhol Rayo chega ao Porto Grande para missão de cooperação marítima
25/11/25 - 04:30 pm

Mindelo, 25 Nov (Inforpress) – O navio de acção marítima espanhol “Rayo” fará uma escala no Porto do Mindelo a partir de quinta-feira, 27 de Novembro, até quarta-feira, 03 de Dezembro, como parte das presenças marítimas coordenadas da União Europeia.

De acordo com uma nota da Embaixada de Espanha em Cabo Verde, trata-se de uma iniciativa que reforça o compromisso da Marinha de Espanha no Golfo da Guiné, região de “elevado valor estratégico”.

“O objectivo deste mecanismo europeu na região africana é garantir uma presença e disponibilidade marítima permanente, promover a cooperação marítima internacional e fornecer maior capacidade operacional europeia”, destacou a mesma nota.

Conforme a mesma fonte, no âmbito das presenças marítimas coordenadas da União Europeia, o navio tem prevista a passagem pelos Camarões, Nigéria, Gana, Gabão, Angola e Cabo Verde, por um período de três meses, durante o qual realizará actividades de cooperação militar, “promovendo conhecimento e confiança mútua e ajudando a aumentar capacidades na área de segurança marítima”.

Comandado pelo capitão-de-corveta José Antonio Parejo Cabezas, o “Rayo” é um navio de longo alcance, dotado de cerca de 80 tripulantes e tecnologia de ponta, construído pela empresa espanhola Navantia. Durante a sua estadia no Mindelo, deverão ser realizados exercícios conjuntos com a Guarda Costeira de Cabo Verde.

Conforme a embaixada de Espanha em Cabo Verde, o Golfo da Guiné é uma região “vasta e diversificada” que se estende do Senegal até Angola, abrangendo aproximadamente 6.000 quilómetros de costa.

Durante a última década, a pirataria, o roubo à mão armada no mar, a pesca ilegal, o contrabando e o tráfico, a degradação ambiental e a segurança nos portos tornaram-se grandes ameaças para a segurança marítima e para o desenvolvimento económico de toda a região.

Por isso, considerou, o desdobramento do navio “Rayo” nesta região contribui “de forma determinante para fortalecer a iniciativa da União Europeia de presenças marítimas coordenadas, que é um instrumento eficaz e integral para melhorar a segurança marítima na região, além de avançar na cooperação entre a UE e os Estados da África Ocidental e Central”.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar