São Vicente: Federação Nacional de Ciclismo prepara atletas para participação em provas internacionais

Inicio | Desporto
São Vicente: Federação Nacional de Ciclismo prepara atletas para participação em provas internacionais
06/05/25 - 05:26 am

Mindelo, 06 Mai (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Ciclismo (FCC) promove estágio, no Mindelo, para preparar mais de uma dezena de ciclistas nacionais para a participação em provas internacionais e integrar o mundial da modalidade, avançou a seleccionadora nacional.

O evento decorre desde 30 de Abril e se prolonga até quinta-feira, 08, e tal como explicou Ana Rita Vigário, pretende conhecer os atletas, avaliá-los, quer a nível físico, antropométrico, técnico e táctico.

“Portanto, perceber em que ponto de situação é que eles estão, para depois, a partir daqui, começarmos a trabalhar com eles e mais tarde com outros jovens, porque isto não é um espaço único, portanto, irão existir outras oportunidades para outros atletas”, sublinhou a seleccionadora.

O objectivo, conforme a mesma fonte, é a participação em provas internacionais, como o Mundial de Ciclismo, no qual Cabo Verde tem possibilidades de estar, uma vez que ocupa a sétima posição no ranking de África na Categoria de Elite e o sexto lugar em sub-23. 

Por outro lado, também está em carteira a participação em provas como a Volta a Angola.

“Temos sempre convites a chegar e, portanto, o objectivo é perceber onde é que eles estão, para trabalhar para eles chegarem ao mais alto nível, isto é alto rendimento”, destacou Ana Rita Vigário.

O estágio é a primeira missão da seleccionadora de nacionalidade portuguesa que se encontra neste momento em Cabo Verde e assegurou regressar a Portugal com “boas referências” dos 11 ciclistas pré-seleccionados.

“São atletas muito cumpridores, muito responsáveis e empenhados, estou a gostar imenso de estar aqui”, elogiou Ana Rita Vigário. 

A acção formativa é assegurada pela equipa técnica da FCC, liderada pela seleccionadora Nacional.

Já as despesas de estadia (viagem, alojamento, alimentação e transportes) são cobertas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) e pelo Instituto do Desporto e da juventude (IDJ), no quadro da rubrica de apoio ao desenvolvimento das federações e do subsídio do contrato programa, respectivamente.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar