Mindelo, 30 Out (Inforpress) - A responsável do Centro Social SOS em São Vicente disse hoje que 117 das 200 famílias do projecto de capacitação parental e empoderamento económico estão conscientes dos direitos das crianças e promovem o seu bem-estar.
Graça Gomes falava à imprensa a propósito da apresentação dos resultados do projecto, iniciado em 2021, com apoio de quatro associações e que abrangeu 220 famílias e 570 crianças de quatro comunidades de São Vicente.
Segundo a mesma fonte, desse cômputo, 77 famílias foram sensibilizadas sobre os direitos das crianças, 99 foram formadas em competências parentais e muitas outras foram sensibilizadas sobre vários temas nomeadamente o uso abusivo do álcool e das drogas, as formas de lidar com a adolescência e sobre a importância da família.
“Os principais resultados que eu posso aqui enumerar se referem, por exemplo, ao acesso a rendimento das famílias. Das 200 famílias, neste momento, 180 têm acesso a rendimentos, seja através de emprego, com 117 famílias empregadas, através de actividades geradoras de rendimento em que nós temos 59 famílias, e ainda quatro famílias com pensão social”, informou.
A nível das associações, acrescentou, o Centro Social SOS capacitou várias associações em áreas específicas da governança e gestão de projectos, os quais estão “devidamente equipadas”.
“Têm um pequeno escritório com equipamentos cedidos pelo próprio projecto e também estão engajados no próprio desenvolvimento das comunidades e das famílias, com acções de sensibilização e outras acções”, destacou a mesma fonte.
Segundo Graça Gomes, ainda no âmbito desse projecto, cerca de 40 famílias receberam microcrédito para iniciar um pequeno negócio e com o devido acompanhamento, seja com orientação vocacional e profissional, seja com serviço de coaching (treinamento) para apoiar nesses negócios.
“Isso foi graças ao trabalho de parceria. Nós conseguimos uma rede formal contendo 13 parceiros, isso no acordo inicial de implementação da parceria. Mas juntaram-se a nós novos parceiros ao longo do projecto e temos neste momento cerca de 19 parceiros funcionais e que contribuem”, esclareceu.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar