São Lourenço dos Órgãos: Fundação Sima Júlia elabora programa para mês dos avós

Inicio | Sociedade
São Lourenço dos Órgãos: Fundação Sima Júlia elabora programa para mês dos avós
07/07/25 - 02:45 pm

João Teves, 07 Jul (Inforpress) – A Fundação Sima Júlia deu início hoje à sua primeira colónia de férias inter-geracional, que promove o convívio entre gerações em São Lourenço dos Órgãos, enquadrado nas comemorações do mês de Julho, mês dos avós.

A iniciativa, que acontece em diversas comunidades do município, conforme explicou a presidente da Fundação, Teresa Mascarenhas, tem como lema “Laços de Amor e Sabedoria” e busca fortalecer os vínculos entre idosos e crianças, através da promoção de actividades educativas, culturais, desportivas e de saúde.

Segundo esta dirigente, o projecto de relações inter-geracionais visa criar momentos de proximidade entre as diferentes faixas etárias, especialmente durante as férias escolares.

“Queremos aproximar os idosos das crianças, promovendo respeito, carinho e troca de experiências. Este mês de Julho, dedicado aos avós, tem sido marcado por diversas acções, incluindo a comemoração do Dia Mundial dos Avós, no dia 26 de Julho, e são actividades que vão decorrer até ao mês de Agosto”, afirmou.

Avançou que esta programação conta com a participação de 11 voluntários provenientes de Portugal, que estão envolvidos em campanhas de sensibilização voltadas ao respeito, cuidado e amor pelos idosos, com a visão de que, “quanto mais jovens trabalharmos com os idosos, maior a oportunidade de formar uma geração mais consciente e respeitosa com os mais velhos”.

Desta programação, destacou esta colónia de férias inter-geracional que arrancou hoje nas zonas altas do município, como São Jorge e Longueira, que está a ser realizada em parceria com a delegação do Ministério da Educação, Câmara Municipal, delegacia de Saúde, igrejas, a Comissão Nacional dos Direitos Humanos, entre outros parceiros.

Nesta colónia, contou que incluem rastreios de saúde, oficinas de arte, música, dança, movimento, além de outras actividades que promovem o convívio e a aproximação dessas duas camadas diferentes.

O programa será desenvolvido em diferentes etapas semanais, começando na semana de 07 a 11 de Julho nas escolas de Longueira e Chã de Vaca, e, posteriormente, nas comunidades de João Teves, Órgãos Pequenos, bem como na Fundação Sima Júlia além, de se estenderem para as comunidades de Montanha, Montainha, Boca Larga e Fundura em Agosto.

“Este momento de convivência é muito importante para mim, pois vivo na solidão há anos. Ter a oportunidade de conversar e sentir-se acolhida faz toda a diferença na minha vida”, disse uma idosa residente em Longueira, Maria Cabral, de 84 anos, em jeito de partilha do seu sentimento ao participar do convívio promovido pela Fundação.

Segundo esta idosa, ela ficou viúva há cerca de 30 anos, teve doze filhos e vários netos, mas hoje o que lhe resta de tudo isso são somente lembranças e pensamentos vagos, pois no dia-a-dia tem de lidar com a sua solidão dia e noite.

A Fundação faz um apelo à comunidade local, incluindo familiares, jovens, escuteiros, artistas e empresários, para participarem activamente nesta construção de uma comunidade mais acolhedora e amiga dos idosos.

Para o dia 26 de Julho, encontra-se programada uma celebração especial em homenagem aos avós do concelho, para reforçar a mensagem de que “idosos somos todos nós” e que eles merecem o cuidado, respeito e carinho.

A Fundação Sima Júlia reforça o seu compromisso em promover uma sociedade mais inclusiva e solidária, valorizando a sabedoria e o amor que os idosos têm a oferecer às novas gerações.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar