
Mindelo, 16 Jan (Inforpress) – A Associação Hípica Regional de São Vicente realiza na terça-feira, 20, a habitual corrida de cavalos em celebração das festas do Município que, este ano, contará com 16 cavalos de quatro ilhas.
A informação foi avançada pelo novo presidente da associação hípica, Adriano Pascoal, que garantiu a participação de ilhas como São Vicente, Santo Antão, São Nicolau e Sal.
Relativamente a constrangimentos, Adriano Pascoal apontou dificuldades que enfrentam após a passagem da tempestade Erin, em Agosto último, que destruiu infra-estruturas dos clubes e as próprias pistas de corrida, entre as quais, a localizada nas imediações da Cova Inglesa, normalmente utilizada para a referida prova.
Um prejuízo que os obrigou a realizar trabalhos com máquinas, como a começar do zero, devido ao alagamento verificado.
Mas Adriano Pascoal garantiu que, embora continuem os trabalhos, a pista vai estar pronta para o dia da corrida, na terça-feira, 20.
O presidente da Associação Hípica de São Vicente lembrou que é esta prova que dá início à temporada de competições não somente na ilha, mas a nível nacional, e permite aos donos dos cavalos e aos jóqueis saberem como estão fisicamente para participarem nas outras corridas que se repetem ao longo do ano, por todo o país.
Além da corrida de festas de Município, em São Vicente, a associação tem realizado mais três corridas, a de Santa Cruz, em Salamansa, São João, em Ribeira de Julião e por último o do festival da Baía das Gatas.
Um calendário que, segundo a mesma fonte, está a ser cumprido devido a “grandes apoios” do sector público e de empresas privadas e que esperam que tenham continuidade.
Aliás, a continuidade é uma das bandeiras do novo presidente da associação, eleito em Dezembro último, que espera conseguir os objectivos já traçados pela direcção anterior para elevação do desporto.
Entretanto, Adriano Pascoal coloca como um desafio extra tentar implementar a Federação Equestre de Cabo Verde.
“Tem sido difícil, porque existem ilhas onde não há associações, mas queremos ver como nos unir para implementar a federação”, sustentou Pascoal, para quem com esta organização podem surgir novas regras, novas dinâmicas e novos financiamentos.
O presidente da Associação Hípica de São Vicente concluiu com apelo à participação massiva do público na corrida do Município, para “prestigiar este desporto nobre”.
O Dia do Município de São Vicente vai ser assinalado na quinta-feira, 22 de Janeiro.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar