Mindelo, 26 Mar (Inforpress) – O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) informou hoje que inaugura na próxima quinta-feira, 27, a exposição “Pexe Fresk” (peixe fresco) resultante da residência criativa Fish Waste to Art na galeria Luísa Queirós.
De acordo com a CNAD, a residência criativa surge no âmbito do projecto Fish Waste to Fashion, uma iniciativa inovadora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) Cabo Verde que visa transformar peles de peixe descartadas em couro sustentável, alinhando-se com os princípios da bioeconomia circular e convertendo resíduos em valor.
“Esta abordagem não só minimiza o impacto ambiental, como também cria uma dinâmica circular de recursos biológicos, em que os resíduos de um processo se tornam a base para outro", destacou a CNAD informando que a Residência Criativa foi coordenada pelos Designers Renato Imbroisi e Cristiana Barretto.
De acordo com a mesma fonte, o projecto teve em conta factores de sustentabilidade em toda a cadeia de valor, desde o abastecimento até ao produto final, promovendo a ligação entre fornecedores e consumidores num ecossistema integrado.
Além disso, reforçou, foi dada “especial ênfase” à participação das mulheres no manuseamento da pele de peixe e na produção de couro, introduzindo uma dimensão de inovação social.
Ainda conforme a CNAD, a Residência Criativa Fish Waste to Art pretendeu desenvolver projectos conceptuais numa perspectiva diferenciadora ao nível dos domínios técnico e material.
Neste sentido, acrescentou, promoveu-se a partir da residência, o estímulo à utilização de um novo material, tendo como base a colaboração entre artesãos e designers, numa experiência partilhada pela exploração de novas possibilidades criativas e técnicas, bem como, pelo incremento de competências para o fomento de outros olhares contemporâneos sobre o nosso território e ecossistema.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar