Porto Novo, 21 Jul (Inforpress) – A ilha de Santo Antão conta, a partir de hoje, com um Centro de Inspecção e Valorização dos Produtos Agrícolas destinado a melhorar o escoamento, reforçar a qualidade e garantir acesso competitivo aos principais mercados turísticos nacionais.
A infra-estrutura foi inaugurada hoje pelo primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, que evidenciou o centro como um “passo importante para a estruturação da cadeia de valor dos produtos agrícolas” da ilha.
Segundo o chefe do executivo, trata-se de uma infra-estrutura bem localizada e multifuncional, pensada para servir os agricultores, melhorar a logística e criar condições que permitam aos produtos agrícolas de Santo Antão chegar aos principais destinos turísticos do país.
“O objectivo é colocar a marca Santo Antão no mercado, com qualidade”, afirmou, sublinhando que a aposta passa pela redução das importações e aumento da produção nacional, com impacto directo nos rendimentos dos produtores e na economia local.
O Chefe do Governo lembrou que Cabo Verde atingiu, no último ano, 1,2 milhões de turistas, com 70% concentrados no Sal e na Boa Vista.
“Os grandes hotéis precisam de quantidades enormes de alimentos todos os dias. Esse mercado tem estado a ser abastecido com produtos importados. Se já vendemos, podemos e devemos vender mais”, reforçou, apelando a um esforço conjunto entre produtores, Governo e parceiros para aumentar a produção, melhorar a certificação, logística e transporte.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração da Enapor, Irineu Camanho, afirmou que a inauguração do centro “reafirma a importância estratégica do sector agrícola para o desenvolvimento de Cabo Verde” e reconheceu “o esforço colectivo que tornou o projecto uma realidade”.
Segundo a mesma fonte trata-se de uma infra-estrutura moderna e funcional, com cerca de dois mil metros quadrados, organizada em duas principais zonas, uma administrativa e outra técnica.
“O pavilhão técnico integra áreas de higienização dos produtos, escritórios, refeitório, balneários e sala multiuso. O centro está ainda equipado com sistema de tratamento de águas residuais e outras medidas que garantem sustentabilidade ambiental”, explicou.
Já o presidente da Associação de Agricultores e líder da Aliança de Produtores de Santo Antão, Vanderlei Rocha, considerou o centro uma mais-valia para os produtores que ambicionam colocar os seus produtos no mercado turístico.
"Vamos passar a ter melhores condições para tratar os nossos produtos e fazer com que cheguem às ilhas do Sal, Boa Vista e também Santiago. Com esta infra-estrutura e os equipamentos já instalados, esperamos continuar a produzir e a melhorar a nossa produção", afirmou.
O acto foi testemunhado por membros do Governo, nomeadamente, o ministro da Agricultura e Ambiente e o ministro do Mar, assim como os presidentes das câmaras municipais da Ribeira Grande, do Paul e do Porto Novo.
LFS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar