São Vicente/Chuvas: Sindicato suspende greve dos bombeiros em solidariedade à ilha

Inicio | Sociedade
São Vicente/Chuvas: Sindicato suspende greve dos bombeiros em solidariedade à ilha
19/08/25 - 02:14 pm

Mindelo, 19 Ago (Inforpress) – O Sindicato da Indústria, Agricultura, Comércio e Afins (Siacsa) informou hoje que suspendeu a greve dos bombeiros que deveria iniciar na quarta-feira, 20, em solidariedade aos que sofreram estragos com as chuvas de 11 de Agosto.

Em declarações à Inforpress, o delegado sindical do Siacsa, Heidy Ganeto, explicou que também foram canceladas as greves dos nadadores-salvadores e dos coveiros, que exigem melhores condições de trabalho.  

“Neste momento os bombeiros são uma das forças que estão na linha da frente a dar apoio às pessoas, até nas horas de folga, para limpar as casas, as estradas. Por isso suspendemos a greve que deveria se iniciar no dia 20 e que deveria decorrer durante cinco dias”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, apesar dos representantes da Câmara Municipal de São Vicente “não terem apresentado nenhuma directiva para negociação” na reunião com a Direcção Geral do trabalho, o sindicato decidiu suspender a greve em concertação com os bombeiros, os nadadores salvadores e os coveiros, porque “o momento não é oportuno”.

No entanto, frisou que as reivindicações desses profissionais vêm desde 2017.

No caso dos bombeiros, explicou, exigem promoções, progressões e entrada de efectivos, sublinhando que as recentes chuvas vieram mostrar que não tem recursos humanos suficientes para acudir a população.

“Aproveitamos para agradecer aos bombeiros do Sal e da cidade da Praia que vieram dar o seu apoio à corporação em São Vicente”, afirmou Heidy Ganeto, para quem, assim que a ilha normalizar, a luta vai continuar.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar