São Nicolau/Tarrafal: Quarta fase da campanha de castração e desparasitação de cães e gatos abrange 331 animais

Inicio | Ambiente
São Nicolau/Tarrafal: Quarta fase da campanha de castração e desparasitação de cães e gatos abrange 331 animais
02/10/25 - 05:05 pm

Ribeira Brava, 02 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, em parceria com a Associação Bons Amigos Áustria, concluiu hoje a quarta fase da campanha de castração e desparasitação de cães e gatos com 331 animais atendidos.

Em declarações à Inforpress, Lara Baptista, da Associação Bons Amigos Áustria, avançou que durante a campanha que decorreu entre os dias 23 de Setembro e 1 de Outubro, foram atendidos 331 animais, com a realização de intervenções de controlo populacional, tratamentos e identificação de novas necessidades.

Segundo a mesma fonte, durante a campanha a equipa percorreu zonas como Praia Branca, Ribeira Prata, Fragata, Hortelã, Cabeçalinho, Palhal e diferentes bairros do centro do Tarrafal, numa acção que combinou com visitas porta-a-porta e a recepção de animais em pontos fixos como o Liceu Velho.

A mesma fonte realçou ainda que dos 331 animais atendidos, 101 foram castrados, com predominância de gatos nas intervenções cirúrgicas e cães nos tratamentos de desparasitação.

A campanha também permitiu a actualização de informações sobre colónias de gatos e animais já identificados e chipados em campanhas anteriores.

Segundo aquela responsável, o trabalho decorreu dentro do esperado, apesar dos desafios, mas “conseguiram dar resposta à maioria dos pedidos”.

Realçou que a principal dificuldade foi encontrar os donos dos animais durante o dia em casa, especialmente nas zonas rurais.

Lara Baptista sublinhou ainda que um dos momentos mais delicados da campanha foi a identificação de um caso de envenenamento de um gato na zona da Escada, uma situação “grave e inesperada”, destacando que este tipo de prática é não só cruel como perigosa para a saúde pública.

O caso, no seu entender, relança a preocupação com o controlo populacional de forma humana e eficaz, evitando práticas como o envenenamento pelo que afirmou que estão “abertos ao diálogo com a comunidade para encontrar soluções que respeitem os direitos dos animais e a segurança da população”.

Por sua vez, a vereadora pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Tarrafal, Ivanilda Spencer, destacou que o projecto foi herdado da gestão anterior, mas manteve-se por ser “um ganho claro para o município”.

Segundo a vereadora, a campanha tem tido ganhos com uma “redução visível” no número de cães vadios nas ruas, em comparação com anos anteriores.

A autarca apontou ainda a crescente adesão da população à campanha, como outro ponto positivo, no entanto, considerou que a falta de um médico veterinário residente no município continua a ser uma limitação, porque “mesmo que as pessoas queiram acompanhamento regular para os seus animais, não têm a quem recorrer”.

Ivanilda Spencer avançou igualmente que uma das novidades desta edição foi o mapeamento e a castração de colónias de gatos espalhadas pelo concelho.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar