
Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – A comunidade de Achada Grande Frente, acolheu hoje as actividades em comemoração ao Dia Nacional do Desporto, que assinalou a importância do desporto como instrumento de coesão social, saúde e desenvolvimento.
O Dia do Desporto Cabo-verdiano assinala-se, anualmente, no segundo domingo de Novembro e, este ano, a celebração central aconteceu hoje, no bairro de Achada Grande Frente, ao Largo do Liceu.
A iniciativa reuniu crianças, jovens e adultos em diversas actividades desportivas, culturais e recreativas, entre elas finais de basquetebol 3x3, prova de “balizinha”, demonstrações de capoeira, concurso de “slam” e actuações musicais, tendo como propósito valorizar o papel do desporto no desenvolvimento nacional, reforçando a sua função na promoção da saúde, inclusão e identidade cabo-verdiana.
Na sua intervenção, o ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, manifestou a sua alegria pelo facto da comemoração coincidir com um ano de grandes conquistas para Cabo Verde em várias modalidades.
“Estamos celebrando um ano em que as meninas vão para o CAN, rapazes para o Campeonato do Mundo do próximo ano”, afirmou.
O governante sublinhou que, apesar dos feitos internacionais, o foco da celebração deste ano recaiu sobre o desporto comunitário.
“O nosso desporto é aquele que cada um faz no bairro, no dia a dia, é daí que surgem os talentos que amanhã podem representar Cabo Verde nas grandes competições”, reforçou.
Carlos Monteiro anunciou ainda que o Governo pretende lançar novos desafios às comunidades, dinamizando campeonatos de praia, balizinha, basquete 3x3 e outras modalidades, com o objectivo de fortalecer a prática desportiva em todas as regiões do país.
O ministro deixou uma mensagem de incentivo, felicitando a todos, principalmente a organização e os jovens, realçando que “Cabo Verde é um país de desporto, de investimento e de resultados.”
CG/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar