São Nicolau: Presidente da República realça resiliência das comunidades rurais do Tarrafal e apela a soluções para desafios persistentes

Inicio | Política
São Nicolau: Presidente da República realça resiliência das comunidades rurais do Tarrafal e apela a soluções para desafios persistentes
04/04/25 - 09:10 pm

Ribeira Brava, 04 Abr (Inforpress) – O Presidente da República visitou hoje as localidades de Fragata, Ribeira Prata e Praia Branca, no município do Tarrafal de São Nicolau, onde pôde constatar “in loco” a realidade e as necessidades das populações dessas comunidades.

José Maria Neves começou a sua visita pela localidade de Fragata, a mais distante do município do Tarrafal, onde depois de percorrer a estrada nova até à entrada da localidade, subiu mais 20 minutos a pé até à escola local, onde manteve um encontro com a população local.

No final do encontro, o Chefe de Estado reconheceu que “há ganhos e avanços, como por exemplo, a estrada que liga Ribeira Prata-Fragata”, mas destacou a necessidade de prolongar a estrada até, pelo menos, a escola local, uma das principais reivindicações da população local.

“Uma comunidade muito resiliente, uma boa comunidade, onde ainda se pratica a agricultura 100% biológica, vimos que há muita água e que há também um esforço enorme das pessoas para educarem os seus filhos, reivindicam que a estrada chegue até a escola e reivindicam também telecomunicações, pois não tem acesso às redes móvel e de televisão”, destacou.

Por outro lado, disse ter constatado que é uma comunidade onde também e já foram feitos grandes investimentos, como na bacia hidrográfica, na construção de reservatórios, a mobilização da água, diques de correcção torrencial, destacando que “o desenvolvimento se faz por etapas”.

O Presidente da República seguiu, posteriormente, para as localidades de Ribeira Prata e depois Praia Branca, onde igualmente manteve um encontro com a população local e os agricultores e criadores de gado.

Nestas localidades, José Maria Neves disse ter constatado que os criadores enfrentam problemas com pragas, principalmente a praga de carrapatos que atacam os animais, à questão da bombagem da água, mas também disse que se percebe que há um trabalho feito da câmara municipal em articulação com o Governo para encontrar soluções para essas questões.

“Globalmente, a seca, a desertificação, a escassez de mão de obra, são fenómenos que têm afectado toda a ilha, e um pouco Cabo Verde, e juntos, o Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, as Câmaras Municipais, as Associações de Desenvolvimento Comunitário, temos de encontrar as soluções e os caminhos para, gradualmente, continuarmos a resolver esses problemas”, realçou.

Questionado sobre a influência que pode exercer para a resolução destes problemas, o Presidente da República afirmou que o objectivo da sua presença no terreno é “dar visibilidade às reivindicações das pessoas, mas mostrar também as soluções, os caminhos, propor soluções, aconselhar e sobretudo nas questões deve ter uma postura pedagógica, de ajudar a construir soluções”.

O mesmo garantiu que todas as questões levantadas serão “tratadas e serão canalizadas para as autoridades competentes”, referindo que algumas já se encontram em processo de resolução, como a questão das pragas na agricultura.

O Chefe de Estado sublinhou ainda a importância de “ir a todas as comunidades” e de “chegar junto às pessoas que estão mais distantes”, para mostrar a realidade concreta do país e para ouvir o que é que as pessoas pensam, quais são as suas reivindicações, quais são os seus desejos.

WM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar