
Nova Sintra, 04 Nov (Inforpress) – A 25.ª missão médica do Project Health CV arrancou hoje, na Brava, e, segundo a directora do projecto, “nota-se uma grande diferença em termos de condições desde o início da iniciativa.
Em declarações à Inforpress, Elizabeth Moreira realçou que a equipa médica está a intervir pela quinta vez, sendo que as consultas prolongar-se-ão até à próxima quinta-feira, 06.
Segundo a mesma, a missão vem reforçando o compromisso da organização com a melhoria dos cuidados de saúde nas ilhas do arquipélago.
A responsável ressaltou ainda que esta nova missão conta com uma equipa multidisciplinar composta por um cardiologista, um oftalmologista, um clínico geral, técnicos de laboratório, enfermeiros e um agente dos bombeiros, para apoiar nos treinamentos e formações locais.
“Desde o arranque do projecto, na Brava, nota-se uma grande diferença em termos de condições e equipamentos. Já tínhamos enviado um contentor com vários materiais necessários e isso tem contribuído para o desenvolvimento dos serviços de saúde locais”, afirmou.
A responsável destacou a estreita colaboração com o delegado de saúde da Brava, para identificar desafios e definir áreas de intervenção prioritária.
“Ao termos conhecimento das necessidades, fazemos uma avaliação em parceria com o hospital local para garantir maior impacto e reduzir a necessidade de transferências de pacientes para o Fogo ou Santiago”, explicou.
Paralelamente à missão na Brava, outra equipa do Project Health CV encontra-se a actuar na ilha do Fogo, devendo a 25.ª missão ser encerrada na ilha de Santiago nas próximas semanas.
Com mais de duas dezenas de missões realizadas em Cabo Verde, o Project Health CV continua a consolidar-se como uma das principais iniciativas de cooperação médica no país, levando atendimento especializado e formação técnica a várias ilhas do arquipélago.
DM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar