Tarrafal prepara-se para acolher primeira edição do Seminário Internacional “Ler África – Ibero-América”

Inicio | Cultura
Tarrafal prepara-se para acolher primeira edição do Seminário Internacional “Ler África – Ibero-América”
04/11/25 - 09:08 pm

Tarrafal, 04 Nov (Inforpress) – O município do Tarrafal acolhe de 13 a 16 de Novembro a primeira edição do Seminário Internacional Ler África – Ibero-América, uma iniciativa que promete transformar o concelho num palco internacional da leitura e da cultura.

O evento, promovido pelo músico, escritor e ex-ministro da Cultura, Mário Lúcio, é organizado em parceria com diversas instituições nacionais e estrangeiras e vai reunir escritores, editores, mediadores de leitura e investigadores de quatro continentes, num espaço de diálogo sobre literatura, infância, multilinguismo e políticas públicas de leitura.

Em conferência de imprensa de apresentação, um dos coordenadores do evento na área da CoLeitura, Júlio Manti, destacou o envolvimento de várias entidades locais, como a Associação Literária do Tarrafal de Santiago (ALTAS), a Delegação Escolar, a Câmara Municipal e o próprio Grupo CoLeitura, composto por professores no activo e na reforma, além de membros da sociedade civil.

Segundo explicou, a programação inclui a inauguração da Casa do Livro e da Leitura, a funcionar na antiga Escola Central, e a realização da primeira Feira Interatlântica do Livro para as Infâncias, na Praça Central, com apoio da Biblioteca Nacional e da câmara municipal.

“O Tarrafal vai ser um palco internacional, um exemplo para o mundo africano. Estamos de braços abertos para receber todos os que vêm partilhar este momento histórico”, afirmou.

Por sua vez, a representante da ALTAS, Clementina Furtado, realçou o significado simbólico do evento para o município, sublinhando a visão de Mário Lúcio Sousa e a importância de transformar o Tarrafal num “laboratório internacional de políticas públicas de leitura e diversidade”.

“Praças, escolas e museus tornar-se-ão páginas de um livro vivo, onde cada criança é autora e cada leitor é testemunha”, declarou, acrescentando que o evento visa valorizar a leitura como direito e cidadania, fortalecer a cadeia do livro e afirmar pontes culturais atlânticas.

Já a representante da Câmara Municipal do Tarrafal, Teresa Ramos, destacou o apoio total da autarquia ao projecto, considerando-o uma “oportunidade única” para o município e para os escritores locais e nacionais.

O Seminário Internacional Ler África – Ibero-América é promovido por Mário Lúcio Sousa, em parceria com o Laboratório Emília (Espanha/Brasil), Instituto Emília e JCastilho Consultoria (Brasil), Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), Câmara Municipal do Tarrafal, Núcleo de Escritores, CoLeitura e Delegação do Ministério da Educação no Tarrafal.

Durante o encontro, serão inauguradas a Casa do Livro e da Leitura e a Feira Interatlântica do Livro para as Infâncias, com curadoria do Instituto Emília (Brasil) e participações da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, editoras de vários países lusófonos e ibero-americanos, e presença especial da Bologna Children’s Book Fair e da Feira do Livro de Madrid.

O evento conta ainda com o apoio do CERLALC/UNESCO, Ministério da Cultura da Espanha, Casa África, AECID, representações diplomáticas de Cabo Verde em Portugal, Espanha e Brasil, da Embaixada de Portugal em Cabo Verde e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

DV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar