São Nicolau: PR destaca importância histórica do campo de concentração do Tarrafal de São Nicolau e apela à valorização

Inicio | Política
São Nicolau: PR destaca importância histórica do campo de concentração do Tarrafal de São Nicolau e apela à valorização
04/04/25 - 11:24 pm

Ribeira Brava, 04 Abr (Inforpress) – O Presidente da República visitou hoje o antigo campo de concentração do Tarrafal de São Nicolau, sublinhando a sua importância histórica como o local onde tudo começou relativamente ao sistema prisional político do regime de Salazar.

Em declarações à imprensa, José Maria Neves, afirmou que o objectivo da visita é de “impulsionar a valorização” do património histórico e cultural da ilha de São Nicolau.

O Chefe de Estado destacou que apesar do reconhecimento da relevância do Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago, é crucial recordar que a história se inicia em São Nicolau, com a chegada dos primeiros revoltosos contra o regime salazarista, em 1931.

De entre estes revoltosos, destacam-se os participantes na revolta da Madeira, cujo líder se encontra sepultado no cemitério de Tabuga, no município da Ribeira Brava.

“Os estudos mostram que a candidatura do Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago a Património da Humanidade fica muito mais enriquecida se integrarmos toda a história do Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau, onde tudo começou e também São Nicolau valorizar-se-á mais do ponto de vista histórico, do ponto de vista cultural e abre possibilidades do turismo, do desenvolvimento da hotelaria, do desenvolvimento da restauração e São Nicolau ganhar nova dinâmica”, destacou.

Neste sentido, destacou, tudo isto vai ser levado a debate para que a ilha de São Nicolau ganhe uma outra visibilidade do ponto de vista histórico e cultural.

O campo de concentração do Tarrafal de São Nicolau foi criado em 1931, pelo regime de António de Oliveira Salazar, para reprimir os revoltosos da Revolta dos Marinheiros, um levante contra a ditadura do Estado Novo que envolveu militares portugueses. 

Tarrafal era, na época, uma região isolada e de difícil acesso, escolhida propositadamente para dificultar fugas e tornar o exílio mais severo. 

Foi uma experiência inicial de repressão política, servindo de base para a criação posterior do mais conhecido Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago. 

WM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar