São Miguel/28 Anos: Presidente da Assembleia Nacional reafirma compromisso do parlamento com desenvolvimento do município e de Santiago Norte

Inicio | Política
São Miguel/28 Anos: Presidente da Assembleia Nacional reafirma compromisso do parlamento com desenvolvimento do município e de Santiago Norte
29/09/25 - 02:06 pm

Calheta, São Miguel, 29 Set (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, reafirmou hoje, no 28.º aniversário do município de São Miguel, o compromisso do parlamento com o fortalecimento do poder local e o desenvolvimento integrado de Santiago Norte.

Na sua intervenção, Austelino Correia destacou que a institucionalização do município, em 1996, representou “a vontade do povo micaelense de gerir o seu próprio destino” e permitiu lançar as bases de um desenvolvimento visível em infraestruturas, serviços e oportunidades.

“Valeu a pena a criação deste município, que hoje se apresenta mais organizado, com mais equipamentos sociais e melhorias significativas nas condições de vida da sua população”, afirmou.

O presidente do parlamento frisou que o maior ganho da autonomia local é a liberdade. “Este é o ganho maior: a liberdade de pensamento, de expressão e de associação, o exercício da democracia pluralista, que, quando feito com responsabilidade, é o melhor adubo para o desenvolvimento dos municípios e do país”, sublinhou.

Austelino Correia recordou que a transição para o regime multipartidário e a aprovação da Constituição de 1992 consagraram o Estado de Direito Democrático e que, em São Miguel, a instalação do poder municipal reforçou o espírito de liberdade da sua população.

Apesar dos avanços, o presidente da Assembleia Nacional reconheceu que os municípios enfrentam hoje desafios complexos, desde a necessidade de criar oportunidades para os jovens até à resposta às alterações climáticas e à garantia de serviços públicos de qualidade.

Defendeu, por isso, o aproveitamento das potencialidades locais – agrícolas, culturais e turísticas – e a aposta em parcerias estratégicas, com destaque para a diáspora micaelense.

Neste contexto, lançou um apelo aos seis municípios de Santiago Norte para a criação de um fórum intermunicipal que permita “planeamento estratégico conjunto, partilha de experiências e maior cooperação regional”.

“Se caminharmos juntos, poderemos racionalizar recursos, valorizar as vocações de cada município e alcançar níveis mais altos de competitividade e sustentabilidade”, reforçou.

Austelino Correia concluiu a sua intervenção felicitando os micaelenses pelo percurso realizado e reafirmando que a Assembleia Nacional continuará a criar condições legais e financeiras para que os municípios sejam “protagonistas do seu próprio desenvolvimento”.

“São Miguel é hoje símbolo de orgulho e esperança. Renovemos a fé no poder da autonomia local e no futuro deste município, sempre em liberdade e democracia”, finalizou.

O município de São Miguel, no interior da Ilha de Santiago, comemora hoje a efeméride que coincide com as festividades do seu santo padroeiro, São Miguel Arcanjo.

O concelho foi criado em 1996, tendo sido anteriormente uma freguesia de Santa Catarina e parte do concelho do Tarrafal.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar