Calheta, 29 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel destacou hoje os desafios do município, com enfoque na saída de jovens para a emigração, que reduziu a mão-de-obra, e a necessidade de reforçar o acesso à habitação condigna para as famílias.
Herménio Fernandes falava à Inforpress no âmbito das comemorações do 28.º aniversário do município de São Miguel e destacou que a escassez de trabalhadores tem afectado tanto a agricultura como a construção civil.
“Há obras paralisadas ou a avançar lentamente por falta de mão-de-obra. Muitas famílias queixaram-se este ano de não conseguir realizar a faina agrícola por ausência de trabalhadores disponíveis”, afirmou.
Segundo o autarca, este fenómeno está directamente ligado à saída de jovens em busca de melhores oportunidades no estrangeiro.
“É um desafio nacional, que só poderá ser estancado quando conseguirmos aumentar o rendimento médio no país e criar empresas mais produtivas, capazes de oferecer salários competitivos”, sublinhou.
No campo habitacional, o edil reconheceu que, apesar dos avanços, ainda há muitas famílias a necessitar de apoio e entre as soluções em curso, apontou a construção de 11 casas em Achada Espinho Branco, 14 apartamentos em Achada Bolanha e a conclusão, pela Imobiliária, Fundiária e Habitat SA (IFH) de 50 casas no Flamengo, paralisadas desde 2014.
“Nos próximos tempos, teremos quase 80 novas habitações sociais, para reforçar o acesso à moradia digna em São Miguel”, adiantou.
Ainda, segundo o autarca micaelense, o município dispõe também do Programa de Moradia Jovem, que disponibiliza terrenos a preços acessíveis, com projecto e licença de construção gratuita, para permitir que jovens com baixos rendimentos construam a sua primeira casa.
Paralelamente, informou que estão previstas a construção de mais de 80 casas de banho até 2026, financiadas pelo Fundo Ambiental, para reduzir a percentagem de famílias sem acesso ao saneamento básico.
“São Miguel é hoje um município com qualidade de vida, verde e organizado, mas que não deixa de enfrentar desafios estruturais. O nosso compromisso é continuar a investir nas pessoas, nas famílias e nas comunidades, criando condições para reter os jovens e assegurar um futuro sustentável para todos”, concluiu o autarca.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar