Calheta, São Miguel, 29 Set (Inforpress) – As bancadas do PAICV e do MpD, na Assembleia Municipal de São Miguel, destacaram hoje as vantagens do municipalismo, embora possuam visões diferentes do seu desenvolvimento durante estes 28 anos de autonomia municipal.
As bancadas municipais do PAICV (oposição) e do MpD (poder) assinalaram hoje, na sessão solene comemorativa do 28.º aniversário do município de São Miguel e do santo padroeiro, São Miguel Arcanjo, os ganhos da autonomia local, mas apresentam visões distintas sobre os caminhos para o seu desenvolvimento futuro.
A líder da bancada do PAICV, Edna Suzeth de Barros, afirmou que a criação do município “valeu a pena” pelos ganhos conquistados ao longo dos anos, como escolas, infra-estruturas de saúde, barragens, estradas e equipamentos públicos.
Contudo, alertou para os desafios persistentes, nomeadamente, a perda populacional, sobretudo de jovens, a degradação de indicadores sociais, económicos e o incumprimento de promessas eleitorais.
Segundo a deputada municipal, São Miguel é hoje “o município da região de Santiago Norte que mais perde população”, situação que associa à falta de oportunidades locais.
Igualmente, criticou o alegado “abandono” de estruturas como a residência oficial construída para valorizar o concelho, a ausência de investimentos prometidos no desporto e a morosidade na execução de projectos anunciados.
“O PAICV defende um município inclusivo, com mais liberdade, mais democracia e uma gestão transparente dos recursos municipais. É preciso uma visão estratégica que promova políticas públicas geradoras de emprego e que valorize as potencialidades agrícolas, pecuárias e turísticas do concelho”, defendeu.
Já da bancada do MpD, Ivanildo Semedo adoptou um tom mais optimista, considerando a criação do município “um marco indelével na memória colectiva dos micaelenses”.
Sublinhou que São Miguel é hoje um concelho em transformação, com melhorias no saneamento básico, acessibilidades, habitação social, acesso à água e requalificação de espaços públicos.
Segundo Semedo, os investimentos públicos e privados têm contribuído para dinamizar a economia local e oferecer novas oportunidades, destacando ainda a resiliência dos micaelenses perante os desafios globais.
“São Miguel está no bom ritmo de crescimento e transformação, satisfazendo as expectativas dos seus munícipes e da diáspora. O compromisso é continuar a investir na educação, na habitação, no ambiente e no apoio ao empreendedorismo”, sublinhou.
O deputado municipal reforçou ainda a confiança política da bancada ao executivo camarário, assegurando apoio à implementação do programa de governação 2024-2028.
As celebrações do 28.º aniversário de São Miguel, que coincidem com a festa do padroeiro São Miguel Arcanjo, prosseguem hoje com actividades religiosas, culturais e desportivas, culminando com a tradicional procissão e missa solene.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar