João Teves, 28 Mai (Inforpress) – A Fundação Sima Júlia comemorou hoje o Dia Mundial do Brincar com destaque para o sucesso e o crescimento do projecto Ludoteca, implementado há dois anos no município de São Lourenço dos Órgãos.
Esta iniciativa, conforme afirmou a presidente da Fundação Sima Júlia, Teresa Mascarenhas, tem promovido o acesso das crianças a espaços seguros para brincar, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.
Sobre o Dia Mundial do Brincar assinalado hoje, 28 de Maio, Teresa Mascarenhas ressaltou a importância do brincar como um direito fundamental das crianças.
“Muitas vezes, os adultos negligenciam esse direito preferindo que as crianças realizem tarefas domésticas ou estudem, esquecendo-se de que brincar é essencial para o seu crescimento saudável”, afirmou.
Neste sentido, anunciou que, em homenagem ao dia, a Fundação planeja inaugurar uma nova Ludoteca em João Teves, no próximo dia 16 de Junho, que beneficiará cerca de 70 crianças, jovens e adolescentes.
“Queremos oferecer um espaço de lazer, aprendizagem e inclusão para essas crianças, especialmente aquelas que vivem em comunidades dispersas e com dificuldades de acesso a brinquedos e livros”, explicou, relembrando que o projecto foi primeiramente materializado em Pico d´Antónia e, de seguida, em Montanha.
Esta dirigente ressaltou que, desde a sua criação, o projecto Ludoteca já contou com o apoio de parceiros internacionais, residentes em Portugal e nos Estados Unidos da América que enviam brinquedos regularmente, além de uma equipa de voluntários de tripulantes da TAP.
Para o desenvolvimento de outras acções, a Fundação recebeu no passado dia 27 de Maio, a visita de uma delegação de Cascais, Portugal, composta por uma vereadora da Câmara Municipal de Cascais e representantes da Cooperativa de Educação, Reabilitação e Capacitação para a Inclusão em Cascais (CERCICA).
“Estamos explorando possibilidades de parcerias e troca de boas práticas entre os municípios, com foco na inclusão social, educação e protecção das crianças com deficiência”, destacou Mascarenhas.
A delegação portuguesa, que vai permanecer até ao dia 30 de Maio, tem agendado visitas ao projecto Ninho do Amor, assim como encontros com autoridades locais e representantes de entidades de cooperação, incluindo a secretaria de Estado da Família e da Inclusão Social.
Este intercâmbio de experiências, segundo a dirigente do Sima Júlia, busca fortalecer as acções de inclusão, ampliar a cobertura de programas sociais e disseminar as boas práticas que possam beneficiar outros municípios de Cabo Verde.
A vereadora da área da Saúde, da Acção Social e dos Direitos da Câmara Municipais de Cascais, Carla Semedo, enfatizou que tanto Cascais quanto Cabo Verde enfrentam desafios sociais semelhantes, como o envelhecimento populacional, a desesperança dos jovens e a ausência de políticas públicas eficazes nessas áreas.
A autarca salientou que o diagnóstico social revela necessidades semelhantes, o que facilita a partilha de soluções e experiências bem-sucedidas.
Igualmente, destacou a importância de uma rede social articulada, que conecta o município às instituições do sector social, permitindo uma intervenção mais eficiente e que essa rede, serve como um sistema de observação do território, contribuindo com dados e diagnósticos sociais que fundamentam as decisões políticas baseadas em evidências.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Euclides Cabral, reforçou o compromisso do município em colaborar com Organizações não Governamentais, instituições locais e internacionais para promover o bem-estar da população vulnerável, reconhecendo que “a parceria com a Fundação Sima Júlia tem sido fundamental para avançar na inclusão de crianças com deficiência e na assistência aos idosos”.
A Fundação Sima Júlia reafirmou o seu compromisso de continuar a promover iniciativas que garantam às crianças o direito ao brincar, à leitura e ao desenvolvimento saudável.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar