
São Filipe, 31 Out (Inforpress) – A Assembleia Municipal de São Filipe aprova, hoje na sua quinta sessão ordinária, um voto de pesar pelo falecimento de Ubaldo Lopes, antigo presidente deste órgão autárquico, ocorrido a 11 de Setembro nos Estados Unidos.
O motivo do reconhecimento à figura de Ubaldo Lopes deve-se, segundo a proposta de deliberação, ao facto de o mesmo ser considerado como “um homem de elevado sentido de dever cívico, dedicação à causa pública e notável contributo ao desenvolvimento institucional e social do município de São Filipe”.
Nascido a 21 de Maio de 1953, na freguesia de São Lourenço, Ubaldo Lopes formou-se em Direito pela Universidade de Havana e destacou-se ao longo de uma carreira exemplar ao serviço do Estado e da comunidade.
Exerceu funções de magistrado do Ministério Público, delegado do Registo Civil, procurador Sub-Regional da República (Brava), delegado do Governo do Concelho do Fogo, director do Gabinete de Reforma Agrária, técnico superior do Ministério da Agricultura e Pescas, professor e advogado de reconhecido mérito, sendo membro efectivo da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
No plano político e autárquico, desempenhou cargos de “grande relevância”, nomeadamente vereador a tempo inteiro da Câmara Municipal de São Filipe (1992-1995), presidente da Assembleia Municipal (1995-2000), deputado Nacional (1996-2001) pelo círculo eleitoral de São Filipe, vereador a meio tempo da Câmara Municipal (2000-2008).
Na proposta da deliberação a ser apreciada hoje no início da sessão, a Assembleia Municipal expressa o seu “profundo pesar” pelo falecimento do antigo presidente deste órgão autárquico e transmite à família enlutada as mais sentidas condolências.
A proposta determina ainda que os eleitos municipais e munícipes presentes na sessão devem observar um minuto de silêncio em sua memória.
A Assembleia Municipal vai deliberar ainda que o voto de pesar seja lavrado em acta, remetido à família e publicado nos meios oficiais da Assembleia Municipal de São Filipe.
A proposta da deliberação sublinha que Ubaldo Lopes “deixa um legado de integridade, competência técnica e espírito de serviço público”, merecendo o reconhecimento e gratidão não só da instituição, mas de toda a comunidade de São Filipe.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar