
Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC) considerou hoje a assinatura do protocolo de cooperação com o TechPark como o reforço da inovação e tecnologia aliadas às estratégias na saúde.
“É a criação de novas pontes entre a ciência médica e o desenvolvimento tecnológico. A abertura de novos caminhos para a telemedicina, para a digitalização, para sistemas de apoio ao diagnóstico e para a formação contínua”, disse Francisco Barbosa Amado.
No seu entender, esta assinatura de protocolo traduz-se também num compromisso para o futuro onde a tecnologia potencia o trabalho do médico.
Trata-se, segundo o bastonário da OMC de um passo alinhado com a Estratégia Nacional de Modernização no sector da saúde e com a visão da Ordem relativamente ao papel da tecnologia como ferramenta de apoio e não de substituição ao exercício do médico, uma vez que ajudará na humanização do atendimento e aproximação do cuidado de quem esteja no campo ou nas ilhas mais distantes.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração do TechPark, Carlos Monteiro, na sua declaração, manifestou o interesse da instituição em ser parceiro da OMC não só nos eventos, mas também na parceria com as empresas sediadas no parque e que estão ligadas à saúde, auxiliadas, empresas nudos de gestão que desenvolvem softwares de gestão de clínicas.
“Contem com o TechPark, contem com o digital, contem com toda a nossa parceria para onde formos úteis, irmos de mãos dadas para apoiar o sector que para nós é dos mais importantes no país, porque sem saúde não temos nada”, acrescentou.
As duas instituições ao rubricaram o protocolo acordaram celebrar a parceria, com vista à cooperação técnica, científica e comunitária em áreas de interesse comum, visando facilitar a realização de eventos, feiras e campanhas de saúde pública nos espaços do Parque Tecnológico.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar