São Domingos: Desemprego jovem é um dos grandes problemas existentes no município – Isaías Varela (c/áudio)

Inicio | Política
São Domingos: Desemprego jovem é um dos grandes problemas existentes no município – Isaías Varela (c/áudio)
05/08/25 - 01:37 pm

Cidade da Praia, 05 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, afirmou hoje que o desemprego jovem é um dos grandes problemas existentes no município, devido aos fracos recursos de financiamento do emprego público.

Em entrevista à Inforpress o edil Isaías Varela lamentou tal facto, considerando que “infelizmente” é uma realidade do município, mas dentro das disponibilidades têm sido criadas pequenas frentes.

Conforme Isaías Varela, o problema do desemprego no município é real, afirmando que há praticamente dois anos, que a autarquia não recebeu “qualquer subvenção por parte do Estado para empregos públicos” na comunidade.

“A câmara municipal não tem condições para abrir empregos públicos nas zonas, isso é através de contratos-programa do Governo”, disse o edil.

Uma situação que esta mesma fonte, considerou que não tem sido suficiente para dar respostas, já que se está a falar de 32 zonas que “carecem de mitigar situações de vulnerabilidade” e garantir alguns meios de subsistência às famílias.

De igual modo, assegurou que a autarquia tem estado a estabelecer parcerias públicas e privadas, com o intuito de criar oportunidades de emprego.

“Junto com privados, identificar projectos que possam gerar oportunidade de empregos duradouros, é claro que isso ainda não é suficiente para a demanda do município”, sublinhou.

Questionado quanto aos troços de estradas existentes em quase todas as localidades, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos reconheceu que precisam de intervenções.

No entanto, com o aproximar da época das chuvas, adiantou que não vão prometer intervenções, porque as correcções são feitas com máquinas.

“Estamos a calcular que após a chuva a câmara municipal vai avançar com melhorias dos troços em algumas zonas”, disse.

Afirmou que há casos em que se pode mobilizar recursos para calcetar algumas zonas, não de forma expressiva tendo em conta a limitação de recursos.

Acrescentou neste caso que já em meados de Outubro a autarquia pode avançar com os trabalhos de melhorias de acesso, com a limpeza das estradas com máquinas.

OS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar