Porto Novo, 16 Jul (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, alertou hoje aos agricultores na ilha de Santo Antão para os danos que as queimadas provocam aos terrenos agrícolas, exortando-os a evitar tal prática.
Através de uma nota, esta organização não-governamental (ONG), que tem estado a desenvolver projectos de cariz ambiental em Santo Antão, exortou os camponeses a evitarem queimadas nesta altura do ano e a começar, desde agora, o trabalho de mitigação dos efeitos decorrentes do intenso calor e das fortes e pouco duradouras das chuvas.
Além de se evitar queimadas, os agricultores devem, conforme esta associação, incorporar resíduos vegetais no solo, preparar valas para melhor infiltração de água, abrir valas de passagem de água e apostar numa diversidade de sementes no plantio (milho, diversidade de feijões, batatas, abóboras).
A Associação para a Defesa do Património de Mértola, que está a implementar o projecto sobre sistema agroflorestais e biodiversidade em Santo Antão, aconselha ainda os homens do campo a construir pequenos sistemas de captação de água para evitar o desperdício de água.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar