Santo Antão: Governo classifica Aldeia de Fontainhas como Património Cultural e Natural Nacional

Inicio | Cultura
Santo Antão: Governo classifica Aldeia de Fontainhas como Património Cultural e Natural Nacional
06/08/24 - 11:45 am

Ribeira Grande, 06 Ago (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde, através de decreto-lei publicado no Boletim Oficial, classificou, esta segunda-feira, 05, a Aldeia de Fontainhas, na Ribeira Grande, Santo Antão, como Património Cultural e Natural Nacional.

Conforme a justificativa do documento a medida visa promover a preservação e valorização das riquezas geográfico-naturais e do património histórico e cultural da aldeia.

“Fontainhas possui características únicas que reflectem a historicidade, os costumes e as tradições cabo-verdianas, além de ser reconhecida internacionalmente pelas suas vistas espectaculares”, lê-se na nota.

O decreto abrange ainda a totalidade da dimensão geográfico-natural da aldeia e estabelece a criação de áreas de protecção específicas, bem como a elaboração de um regulamento para inventariar e proteger os elementos patrimoniais.

Conforme o documento o plano de manutenção e conservação inclui a sensibilização da população local sobre a importância histórico-cultural de Fontainhas, o desenvolvimento de actividades culturais compatíveis com a protecção do património e o engajamento da comunidade na preservação das suas características únicas.

Fontaínhas caiu na “boca do mundo” em 2015 quando foi considerada, pela revista Nacional Geographic, a segunda aldeia com vista mais bela do mundo.

Fontaínhas fica situada a norte da ilha de Santo Antão, na freguesia de Nossa Senhora do Livramento.

Segundo relatos dos mais velhos, as primeiras pessoas a chegar a Fontaínhas, no ano de 1600, foram dois franceses que fizeram o trajecto via montanha por falta de estrada.

Quando chegaram, desceram até a praia de mar e lá encontraram muitas taínhas num poço com água doce misturada com a do mar.

Um deles ter-se-á dirigido ao outro e dito: “isto é uma fonte de taínhas”. Daí uma das versões da origem do nome, transmitida de geração em geração, desde então.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar