Porto Novo, 17 Set (Inforpress) – Uma equipa técnica chinesa concluiu hoje uma missão a Santo Antão que teve como propósito fazer um diagnóstico da situação dos mil pés na ilha, visando a elaboração de um plano de combate a esta praga.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo, Joel Barros, confirmou à Inforpress que a missão durou uma semana, durante a qual os técnicos chineses, acompanhados de técnicos nacionais, procederam a um diagnóstico da situação da praga em Santo Antão.
O diagnóstico, explicou Joel Barros, vai permitir a este ministério montar um plano de acção que trará pistas que permitam encontrar uma solução para os mil pés que infestam a ilha de Santo Antão há várias décadas.
Explicou ainda que o plano, que será depois discutido com o ministério e com as delegações em Santo Antão, terá o propósito de apresentar pistas para uma solução da praga dos mil pés em Santo Antão.
Os mil pés surgiram nesta ilha nos anos 70, tomando logo a proporção de uma praga que obrigou, em 1984, as autoridades a decretar um embargo aos produtos agrícolas de Santo Antão para evitar a sua propagação às outras ilhas agrícolas do arquipélago.
A expectativa do Governo é ter, nos próximos tempos, a praga controlada tendo em conta as condições ecológicas da ilha e a própria natureza dos mil pés.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar