Santo Antão: Antiga Escola Secundária do Paul poderá ser transformada em residência estudantil – delegada

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Antiga Escola Secundária do Paul poderá ser transformada em residência estudantil – delegada
12/06/24 - 12:38 pm

Cidade das Pombas, 12 Jun (Inforpress) – A antiga Escola Secundária do Paul, situada na zona de Eito, poderá ser transformada numa residência estudantil do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA), avançou à Inforpress a delegada do Ministério da Educação.

“A primeira proposta que foi entregue ao Ministério da Educação, em concertação com a câmara e parceiros do município, era transformar o espaço num pólo universitário, que também serviria para formação profissional”, recordou a delegada Lineth Rodrigues.

No entanto, segundo a mesma fonte, alegou-se na ocasião que para fazer o polo universitário naquela antiga instalação seria necessário fazer “muitas obras”.

No momento, conforme a delegada do Ministério da Educação no Paul, estão à espera de fechar o projecto e o orçamento para se avançar com as obras da residência.

Lineth Rodrigues referiu ainda que o destino da antiga escola secundária tem sido uma “preocupação”, dos paulenses que “sempre questionaram#, em vários encontros, o que será feito da infra-estrutura.

“Tendo este projecto, dá para dizer com um certo alívio que o espaço que tanto já deu ao concelho do Paul pode ter um destino. Espero que seja já, que não demore muito tempo”, almejou.

A delegada mencionou ainda o “casamento” da actual Escola Secundária António Januário Leite com o ICTA.

Conforme a mesma fonte, no início “estranhou-se um pouco” porque a escola não é só para o ensino secundário.

“Nesse espaço leccionamos também o ensino básico, porque agora o sétimo ano faz parte do ensino básico. Conseguimos fazer uma gestão, traçar algumas estratégias para ter uma boa administração, de forma a evitar conflitos entre os níveis de ensino, entre os alunos porque temos aqui alunos de faixas etárias diferentes”, concretizou.

Neste sentido, o polo universitário tem actividades lectivas a partir das 16:00, um horário que, segundo Lineth Rodrigues, a maioria dos alunos já estão em casa.

“Quando precisamos de alguma coisa que o ICTA tem, a escola faz uso sem problemas e vice-versa. Tem funcionado. Nós temos o espaço próprio para as aulas e evitamos, por exemplo, contar com esse espaço no período da tarde até à noite, mas de manhã é um espaço que está livre e fazemos essa gestão. Sempre em concertação com o ICTA, sempre partilhando, sem nenhuma dificuldade”, pontuou.

E, neste sentido, Lineth Rodrigues afirmou que é uma “vantagem enorme” ter o polo da universidade a funcionar nas instalações do “António Januário Leite”.

“Está a ser um casamento feliz, sempre com um diálogo porque sem isso não há felicidade”, finalizou.

Paul, que festeja o seu Dia de Município e do padroeiro, Santo António das Pombas, no próximo dia 13 de Junho, é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão e tem 54,26 quilómetros quadrados de superfície.

Tem uma população de 5.766 habitantes, em 2023, com 55,3 por cento (%) de indivíduos de sexo masculino e 44,7 % de sexo feminino, segundo dados cedidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, a população do Paul representa 15,6 % do total da ilha de Santo Antão e está reunida em 1.802 agregados familiares.

A taxa de ocupação da população activa é de 47,8 % e a taxa de desemprego 10.2%, com o desemprego jovem (15-24 anos) na casa dos 24 %.

Paul tem uma taxa de alfabetização de 83.7 % na faixa etária superior a 15 anos, mas a taxa sobe para 98,1 % na faixa etária dos 15-24 anos.

Ainda citando os dados que nos foram facultados pelo INE, o quesito das condições de vida indica que 95,5 % da população tem acesso à electricidade, 85,3% tem casa de banho, 89,5 % tem acesso à água da rede pública, 51,7 % usa contentores, 74,7 % usa gaz butano e 22 % usa lenha para cozinhar.

LFS/AA

Inforpress/ Fim

Partilhar