Ribeira Grande, 10 Mar (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo Luz, afirmou hoje que o concelho enfrenta "desafios" na recolha de lixo devido a equipamentos obsoletos.
Armindo Luz, que respondia a questões dos eleitos municipais durante o período antes da ordem do dia na sessão ordinária da autarquia, assegurou que investimentos "significativos" estão sendo feitos na aquisição de novos veículos para melhorar o serviço.
"O município tem um desafio enorme em relação à recolha de lixo. Neste momento, temos uma única viatura que está a fazer o serviço de recolha, uma Toyota Dina, e a previsão é que outro caminhão, o de maior porte, estará pronto amanhã. Os equipamentos estão praticamente obsoletos e precisamos de fazer um investimento significativo", afirmou.
O edil salientou que já serão reservados 17.700 contos no orçamento deste ano para a aquisição de um novo caminhão.
"Além disso, temos de adquirir mais veículos, até mesmo usados, mas que ainda possam servir o município", acrescentou.
Armindo Luz sublinhou a necessidade de implementar um novo sistema de recolha de lixo em Ribeira Grande, com a introdução de recolhas diárias nas duas cidades - Ribeira Grande e Ponta do Sol- e a retirada dos contentores das áreas urbanas.
"Vamos enviar os contentores para as laterais e garantir uma recolha mais eficiente. O exemplo de Chã de Igreja é um bom modelo, lá, os contentores ficam nas laterais, garantindo um ambiente mais limpo", explicou.
O presidente reconheceu que a recolha de lixo em Ribeira Grande é um processo dispendioso, devido ao transporte do lixo até Porto Novo, o que resulta em elevados custos com combustível e desgaste de material.
"Recolher lixo em Ribeira Grande é altamente custoso. Estamos a tomar decisões para optimizar esses custos, mas temos de ser transparentes quanto a isso", disse.
Armindo Luz também mencionou as dificuldades que o município tem enfrentado recentemente, com alguns veículos avariados de forma simultânea, o que causou pequenos acumulados de lixo.
No entanto, garantiu que o município está a investir fortemente na melhoria do serviço, recorrendo a alugueres de viaturas e parcerias com empresas externas.
"Estamos a dar um bom combate ao lixo, e espero que dificilmente voltaremos a ter situações extremas", afirmou.
O edil também alertou para a necessidade de uma maior consciencialização por parte da população.
"Não podemos continuar a ter situações em que as pessoas colocam o lixo ao lado das suas casas e depois culpam a câmara. Precisamos da colaboração de todos", enfatizou.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar