Tarrafal: Plano para a época das chuvas centra acções em limpezas, cortes de árvores e sensibilização da população

Inicio | Ambiente
Tarrafal: Plano para a época das chuvas centra acções em limpezas, cortes de árvores e sensibilização da população
04/08/25 - 05:07 pm

Tarrafal, 04 Ago (Inforpress) – O plano municipal para a época das chuvas, no município do Tarrafal de Santiago, já está a decorrer há algum tempo, com acções de limpezas dos vales, ribeiras e cortes das árvores que representam algum perigo. 

A medida foi adiantada à Inforpress pelo vereador da Saúde e Protecção Civil, Antonino Monteiro, referindo que o plano é elaborado anualmente e que a sua implementação se inicia em meados do mês de Maio a Junho, com a parte preventiva.

A parte preventiva, consiste, segundo a mesma fonte, na limpeza dos vales, ribeiras, corte das árvores que apresentam um certo perigo em caso de vento, mas também visita a casas de famílias cujas habitações apresentam algum risco com a queda das chuvas.

Para essas famílias, este responsável avançou que a Câmara Municipal do Tarrafal cria condições para que essas sejam realojadas em locais com maior e melhor segurança e são apoiadas de diversas formas pela autarquia.

Neste momento, informou que a autarquia está a trabalhar na parte preventiva, com a desobstrução dos caminhos de água, para preparar o município para receber as chuvas e garantir a tranquilidade dos munícipes nesse período.

 

Também, por ser a época das sementeiras, realçou que a autarquia, através do pelouro da Economia Local, costuma fazer a distribuição de sementes nas zonas onde, nos anos anteriores, as colheitas foram quase ou nulas.

Igualmente, informou que têm trabalhado na questão da sensibilização principalmente dos camponeses para evitar as queimadas, que muitas vezes se alastram e se transformam em incêndios de grande proporção, ressaltando que ainda na passada quinta-feira tiveram um caso do tipo.

Em Santiago Norte, numa ronda feita por alguns municípios, a Inforpress constatou que a maioria dos camponeses já fez a limpeza dos seus terrenos, recorrendo ainda à prática de queimadas, e que em algumas localidades, de forma ainda tímida, já se lançaram as primeiras sementes, estando agora à espera das chuvas.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar