Assomada, 19 Jul (Inforpress) – A Diocese de Santiago realiza de 22 a 25 de Julho no Centro Paroquial de Calvário em Assomada, o acantonamento jovem para ajudar os participantes a descobrirem o chamamento de Deus e o sentido das suas vidas.
O reitor do Seminário de São José, coordenador Pastoral Vocacional da Diocese de Santiago, Padre José Álvaro Borja, explicou que esta este acantonamento vocacional é organizado para ajudar os adolescentes e jovens a colocar uma questão sobre o sentido das suas vidas e descobrir qual o chamamento e sonho de Deus para eles.
Segundo a mesma fonte, este encontro, que decorre sob o lema “Queira eu o que Deus quer”, vai permiti-los fazer esta pergunta que vai ajudá-los a se situar numa perspectiva de dar sentido à vida e não apenas deixar o tempo passar, estudar, fazer cursos, sem se fazer essa questão fundamental.
“Qual é o sentido da minha vida? O que é que Deus tem a ver com este meu caminho, com este meu processo?”, exemplificou, sublinhando que estas são as questões que os jovens vão ser orientados a reflectirem e assim descobrirem o chamamento de Deus e o seu propósito da vida na igreja.
Este acantonamento, conforme avançou Padre José Álvaro Borja, é aberto a adolescentes e jovens de toda a diocese, nomeadamente, Santiago, Maio, Fogo e Brava, mas ainda nem todas as paróquias estão sensibilizadas sobre a importância do evento, tendo sido realizado somente ou na maioria com jovens da ilha de Santiago, com alunos do 9º ao 12º ano.
“É uma ocasião onde eles podem se encontrar e encontrar com pessoas que lhes possam orientar e também fazer a experiência, sobretudo de oração, do silêncio e do diálogo com quem os possa ajudar neste caminho”, sublinhou.
Sobre a programação, avançou que normalmente o acantonamento decorre num ambiente muito descontraído, e ao mesmo tempo, profundo, sério, pois envolve também a oração, conversas sobre o sentido da vida, a vocação, eles colocam as suas dúvidas, e pessoas para orientá-los nesse processo.
Em termos de actividades específicas, o sacerdote informou que o principal ponto de destaque é ter os adolescentes e jovens reunidos num só local, num ambiente bom, ambiente de fé, que permite a troca de opiniões e experiência, momentos de oração, momento de silêncio, mas também conversas com seminaristas e padres.
O evento, reforçou, envolve a dimensão intelectual, dimensão desportiva, dimensão espiritual, ou seja, envolve o ser no seu todo.
Para finalizar, pede aos pais que motivem os filhos a se inscreverem nesse acantonamento, mas que os deixem livres para decidirem, explicando que não querem forçar ninguém, mas que os pais e os catequistas a missão é motivar e o querer participar deve partir dos próprios adolescentes e jovens para que os objectivos sejam realmente atingidos.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar