Tarrafal, 09 Jul (Inforpress) – O delegado do MAA do Tarrafal e de São Miguel disse hoje que os camponeses desses dois municípios santiaguenses já estão com a terra preparada e esperam pela queda das primeiras chuvas para as primeiras sementeiras.
Em entrevista à Inforpress, a propósito da preparação do novo ano agrícola nesses dois municípios rurais, João Soares apontou meados ou finais de Julho do corrente como mais prováveis para a arranque da faina agrícola.
É que, segundo este responsável, não obstante o terreno estar preparado, nessas zonas baixas normalmente não se faz a sementeira sem o terreno estar molhado.
Por outro lado, assegurou que a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) do Tarrafal e de São Miguel já está no terreno para apoiar os homens do campo.
De entre as medidas, destacou aquisição e venda de sementes, nomeadamente, milho, feijões pedra, sapatinha e bongolon, preparação de plantas fruteiras e campanha fito sanitárias.
À semelhança dos anos anteriores, segundo ele, vão ser disponibilizados sementes a um preço acessível.
Já nos municípios de Santa Catarina e São Salvador do Mundo, após a queda das primeiras chuvas desta segunda-feira, 08, alguns agricultores já estão a jogar sementes à terra, confiantes num bom ano agrícola.
Entretanto, há outros homens do campo, que, não obstante estarem contentes com a chuva caída na segunda-feira,08, por terem poucas sementes vão principiar as sementeiras em finais de Julho ou início de Agosto como tem sido a prática.
É que, conforme alegaram, colocar as sementes na hora certa é o segredo da boa produção.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar