Assomada, 26 Ago (Inforpress) – A associação portuguesa Semear Futuro, que se encontra em alguns municípios de Santiago Norte na sua quinta missão, fez hoje a entrega de vários equipamentos tecnológicos a diversas instituições para aumentar as suas capacidades de resposta e alcance.
Em declarações à imprensa, a presidente e fundadora da Semear Futuro, Beatriz Moutinho, explicou que o foco é fortalecer a educação, a capacitação e o desenvolvimento comunitário.
Segundo Beatriz Moutinho, a campanha representa uma etapa “importante” do trabalho que a associação tem realizado durante esses cinco anos na região e na ilha de São Vicente.
Hoje, foram doados quase 300 equipamentos, incluindo computadores fixos, monitores e portáteis, videoprojectores, destinados às delegações escolares de Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Tarrafal.
As doações também beneficiaram a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Santa Catarina.
O objectivo dessas doações é proporcionar recursos essenciais para o aprimoramento do ensino e a capacitação das crianças, jovens e adultos, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas.
“O nosso trabalho inclui capacitações digitais ao longo do ano, além de missões presenciais durante o Verão, que nos permitem actuar directamente no terreno”, explicou Beatriz.
A iniciativa, conforme explicou, contempla áreas como educação financeira, empreendedorismo, saúde pública, direitos humanos, línguas e formação transversal.
Neste momento, informou que a associação Semear Futuro conta com 27 voluntários distribuídos por Santiago Norte, a actuar em diversas instituições e escolas, sempre alinhados às necessidades locais.
Sobre os equipamentos, o delegado do Ministério da Educação em Santa Catarina, Manuel do Rosário, ressaltou a sua importância para a comunidade escolar, enfatizando que principalmente o Liceu Amílcar Cabral, o maior do país, possui uma certa carência destes equipamentos para o apetrechamento das salas de informática.
Igualmente, a técnica social da OMCV, Carla dos Santos, destacou que os equipamentos vão reforçar a capacidade de resposta às demandas da instituição.
“Recebemos computadores, monitores e uma impressora, que vão ser utilizados para montar um centro de informática em Santa Cruz, para beneficiar os jovens e adultos que desejam se alfabetizar digitalmente”, disse.
A iniciativa da Semear Futuro é vista como uma contribuição “fundamental” para a inclusão digital e o fortalecimento das comunidades de Santiago Norte, na promoção de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos os públicos.
A equipa permanece na região até ao dia 11 de Setembro, realizando acções de capacitação e apoio às instituições locais.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar