Santa Cruz: Artista brasileiro quer participação de cabo-verdianos no festival Street Art Tour em Florianópolis no Brasil

Inicio | Cultura
Santa Cruz: Artista brasileiro quer participação de cabo-verdianos no festival Street Art Tour em Florianópolis no Brasil
15/10/24 - 07:32 pm

Pedra Badejo, 15 Out (Inforpress) – O brasileiro Rizo, mentor do festival Street Art Tour em Florianópolis, Brasil, anunciou hoje a intenção de introduzir artistas africanos, sobretudo cabo-verdianos, na próxima edição deste intercâmbio cultural.

O artista encontra-se em Santa Cruz a participar na quinta edição do Santa Cruz Art Week (SCAW) onde participa pela primeira vez.

Em entrevista à Inforpress, Rizo anunciou a intenção de levar artistas africanos, em especial de Cabo Verde, para o Street Art Tour de Florianópolis no próximo ano, reforçando o objectivo de continuidade do intercâmbio entre continentes.

“O que eu vi aqui inspira-me muito, e quero levar essa essência para o festival que organizo no Brasil”, revelou.

Conforme ressaltou, a arte é uma das formas mais poderosas de criar “pontes entre culturas e mundos diferentes” e que a sua presença em Cabo Verde tem sido uma experiência enriquecedora tanto no aspecto visual quanto na poética do seu trabalho.

Rizo explicou que vem de uma cidade com características semelhantes às de Santa Cruz, elogiando a oportunidade de conhecer novas pessoas, culturas e fazer novas amizades através da arte.

Para ele, eventos como este (SCAW) são fundamentais para fortalecer a cultura global da arte urbana.

“Este intercâmbio é uma forma de expandir o repertório de qualquer artista e é com muita satisfação que estou aqui a partilhar experiências com artistas de várias partes do mundo”, afirmou.

Quanto ao mural que está a pintar em Santa Cruz, Rizo disse que pretende representar o espírito do bairro de Cutelinho, uma área fortemente ligada à pesca, em que no seu mural trará a figura de uma mulher idosa, envolvida no trabalho com peixe, uma das principais actividades de subsistência da comunidade.

“Essa questão da ancestralidade e da representatividade é muito importante, e é isso que quero capturar no meu trabalho aqui”, explicou o artista.

Rizo, que tem uma linha artística focada em retratos de figuras ligadas à localidade onde seus murais estão inseridos, sublinhou que o intercâmbio entre artistas e comunidades promove um diálogo profundo entre culturas e uma compreensão mais ampla das diferentes realidades representadas através da arte urbana.

A 5ª edição do Santa Cruz Art Week decorre de 13 a 20 de Outubro e tem como palco o bairro “peculiar” de Cutelinho.

No acto de abertura o mentor da iniciativa, Hélder Cardoso, considerou que esta edição do evento marcou um novo ciclo, com maior consciencialização da população sobre a importância da arte urbana e o início da internacionalização do projecto.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar