Assomada, 06 Ago (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que as obras de requalificação da orla marítima de Rincão são “importantes” para a valorização ambiental dessa vila do município de Santa Catarina, no interior de Santiago.
O chefe do executivo, que falava durante a sua intervenção, após presidir ao acto de descerramento da placa das obras, disse acreditar que tal investimento que resultou da “boa parceria” entre Governo e a Câmara Municipal de Santa Catarina vai ainda criar valor, atrair investimento privado, sobretudo a nível do turismo.
Acrescentou ainda que este bem público vai também dinamizar a economia local, melhorar a qualidade de vida da população, aumentar a auto-estima dos residentes, mudar a imagem e torná-la uma referência em Santa Catarina e em Cabo Verde.
Perante tudo isso, Correia e Silva insistiu que este lugar tem que ser valorizado ambientalmente, tendo em conta que toda a zona de baía de Rincão faz parte do Parque Natural de Baía de Inverno e Monte Angra, que lembrou, são zonas protegidas.
“Toda essa estratégia de criarmos mais valor e mais qualidade tem que estar intimamente ligada com este ambiente existente e envolvente”, reforçou, prometendo outras intervenções em todo o espaço envolvente à volta deste empreendimento.
Na ocasião, notou que associado a esta empreitada foram edificados dois monumentos, sendo um em homenagem a Mamazinha Ferreira (ferro e gaita), para quem representa a história local, a cultura, a resiliência e uma mulher de força.
E outro em memória dos que perderam a vida na tragédia do metanol em Agosto de 1986, que segundo ele, não obstante ser uma história triste, tem que ser contada para que este drama do passado não se repita.
A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, que lembrou dos vários constrangimentos durante a execução dessa empreitada que resultou na paragem e aumento do custo da mesma devido à pandemia da covid-19 e guerra na Ucrânia, mostrou a sua satisfação em entregar esta “obra importante” à população de Rincão.
No mesmo espaço, segundo a autarca, as pessoas vão encontrar cultura, desporto, lazer, educação, sobretudo ambiental, restauração e desenvolvimento de toda a área de Rincão.
Na intervenção, Jassira Monteiro assegurou que a obra, ora inaugurada, prova que o Governo e a Câmara Municipal de Santa Catarina estão a cumprir com Rincão, por isso a população tem que fazer a sua parte que é cuidar desse bem público que se for bem aproveitado vai atrair outros investimentos, sobretudo a nível do turismo.
As obras do projecto de requalificação arrancaram em 2020, num investimento de mais de 30 mil contos, e contemplam calcetamento em pavê, um miradouro, um ‘fitness park’, aproveitamento de uma piscina natural, trilhas para passeio e caminhada, quiosques e uma praça.
A requalificação da orla marítima é financiada em partes pelo Fundo do Ambiente e com recursos da própria Câmara Municipal de Santa Catarina e o calcetamento pelo Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar