Santa Catarina: Feira de saúde sensibiliza população sobre o uso do álcool e outras drogas

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Feira de saúde sensibiliza população sobre o uso do álcool e outras drogas
21/07/24 - 05:15 pm

Assomada, 21 Jul (Inforpress) – A Associação Pro-Achada Lém promoveu hoje mais uma edição da feira de saúde naquela vila do município de Santa Catarina (Santiago), momento que serviu para sensibilizar a população, sobretudo os jovens, sobre o uso do álcool e outras drogas.

Em declarações à imprensa, o presidente da Associação Pro-Achada Além (Pro-A), José Teixeira, disse que o evento, enquadrado na festa da padroeira local, Nha Santa Ana (Santa Ana), que se celebra a 26 de Julho, foi realizado em parceria com a Delegacia de Saúde, Cruz Vermelha de Cabo Verde e a CEADI.

A feira, segundo o também psicólogo clinico, trouxe a problemática do álcool e outras drogas por terem notado que em Achada Lém há um aumento de pessoas, sobretudo jovens, que usam e abusam de bebidas alcoólicas.

Acrescentou que pretendem com esta iniciativa sensibilizar a população, particularmente os jovens, para esta problemática.

Para tal, trouxeram um grupo terapêutico da cidade da Praia que trabalha de forma anónima com dependentes e ex-dependentes do álcool para os ajudar na criação de um grupo local, para que jovens possam ajudar os demais a sair desse caminho.

“O álcool tem sido um problema de saúde pública relevante, não só em Achada Lém, mas a nível do país. Em Achada Além a situação é preocupante porque há um grande número de jovens que estão a consumir o álcool de forma bastante excessiva”, observou José Teixeira.

Além das sessões de promoção da saúde, com destaque para atenção ao álcool e outras drogas, os mais de 15 técnicos de saúde, entre enfermeiros e médicos de diferentes especialidades, na maioria filhos de Achada Lém, se disponibilizaram a servir a sua comunidade, realizando consultas de enfermagem, segundo a mesma fonte.

Saúde oral, medicina geral e de especialidades, Nutrição, Psicologia – Exercício físico – Educação para a saúde, para além de triagem e rastreio de glicemia, colesterol e tensão arterial, índice de massa corporal, função respiratória e cárie dentária são actividades a serem desenvolvidas.

A iniciativa, que vai decorrer até às 17:00 no Posto de Saúde local, segundo o líder associativo, tem como objectivo tornar a saúde mais próxima e acessível da população, que muitas vezes não dispõe de recursos financeiros para marcar uma consulta numa das áreas de especialidades da feira.

Na ocasião, o profissional de saúde disse que, tendo em conta a demanda de atendimento, a associação vai reunir os membros no sentido de realizar esta feira anualmente, para que estes profissionais de saúde de Achada Lém possam de alguma forma contribuir para o bem-estar dos seus conterrâneos.

A Pro-Achada Lém é uma plataforma de articulação e de diálogo, que visa congregar recursos e vontades em prol da aceleração do ritmo de desenvolvimento daquela vila e ajudar a reforçar a sua integração no contexto de desenvolvimento de Santa Catarina e de Santiago Norte.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar