Assomada, 15 de Set (Inforpress) – O vereador do Ambiente e Saneamento da câmara de Santa Catarina fez hoje um balanço “extremamente positivo” dos três dias de campanha de limpeza em várias localidades e pediu o apoio da população no combate à doença.
A iniciativa, segundo Vladimir Brito, alinha-se com as orientações do Ministério da Saúde, face ao surgimento de casos de dengue, tanto importados como autóctones, em algumas áreas do concelho.
O autarca ressaltou que a campanha foi “essencial e necessária”, especialmente nesta altura em que se enfrenta o “risco acrescido” de propagação da dengue, devido à época das chuvas.
A mesma fonte disse ainda que embora a limpeza regular seja sempre importante, esta ação teve caráter de urgência, dado o contexto de emergência sanitária relacionado com a doença.
O vereador afirmou ainda que a campanha pretende expandir-se para outras localidades nos próximos dias, tendo já alcançado várias zonas do município.
O objectivo, conforme ressaltou, é sensibilizar a população para a importância de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, principalmente através da eliminação de lixo e água estagnada.
A acção contou com a colaboração da Delegacia de Saúde de Santa Catarina e o envolvimento de comunidades locais, que contribuíram para a sensibilização da população.
“É uma luta de todos”, sublinhou Vladmir Brito, alertando que o mosquito não discrimina quem e onde morde.
Por isso, apelou para que cada pessoa faça a sua parte, evitando o acúmulo de lixo e água parada, principais focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Reconhecendo que a recolha de lixo não acontece diariamente em todas as localidades, o vereador pediu à população que tome a iniciativa de solicitar o serviço de recolha sempre que necessário, reforçando a importância da responsabilidade comunitária no combate à dengue.
A campanha, que decorreu nos dias 12, 13 e 15 de Setembro, iniciou-se na localidade de Junco, mas percorreu outras localidades como Rincão, Boa Entradinha, Pau Verde, Chã de Tanque, Achada Galego, Bolanha e outros bairros da cidade de Assomada, Achada Lém e Figueira das Naus, segundo a mesma fonte.
De acordo com os dados divulgados, Santa Catarina conta 13 casos confirmados de dengue.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar