Assomada, 11 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina enviou um comunicado pronunciando sobre a greve de um grupo de funcionários por um período de três dias, reconhecendo que ainda falta cumprir alguns pontos, mas que “muito já foi feito”.
No comunicado de imprensa, realça-se que a equipa camarária teve conhecimento desta greve com início hoje, 11 a 13 de Abril, através da comunicação social, anunciado pelo presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa).
“A greve é um direito constitucional que respeitamos, assim como respeitamos as reivindicações dos trabalhadores, que nos parecem justas, e às quais, dentro das nossas possibilidades, temos vindo a dar sequência”, lê-se na nota, ressaltando ser certo que faltam cumprir alguns compromissos assumidos pela câmara, mas que já foi feito muito pelos trabalhadores em causa.
Para justificar essas afirmações, o comunicado destaca que a câmara, em 2022 assegurou aos bombeiros os subsídios de turno e risco e em 2023, foi feito “um considerável aumento salarial, em mais de 50 por cento (%), passando de 20.637$00 para 44.094$00”.
Paralelamente, destacou-se que a câmara garante todas as refeições aos profissionais em serviço, investindo em alimentos 37.000$00 quinzenalmente, ou seja, 74.000$00 por mês.
Além disso, o comunicado sublinha que os bombeiros têm à sua disposição uma nova ambulância e, recentemente, receberam equipamentos novos, admitindo também que falta ainda adquirir botas de trabalho e equipamentos informáticos, tencionando providenciar em breve.
Quanto aos fiscais, a mesma fonte explica que em 2023 foi implementado o subsídio de turno e efectuado um aumento salarial para 38.192$00, em vez de 26.273$00, valor pago anteriormente e que também foi adquirido novos fardamentos para toda a equipa de fiscalização.
“No que respeita aos guardas já foi, a partir deste ano de 2024, implementado o pagamento do subsídio de turno, também foi efectuada uma actualização salarial que fixa o salário mínimo em 16.000$00, conforme é determinado por Lei e de acordo com o Orçamento do Estado para este ano”, explica o comunicado.
Sobre o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR), o comunicado sublinha que a autarquia tem estado junto do Governo, a mover esforços no sentido de ver aumentada a dotação do Fundo de Financiamento Municipal.
Entretanto, no final desta manhã foi anunciada a suspensão da greve pelo presidente da SIACSA, informando que após um longo encontro com a equipa camarária chegaram a um acordo e que na próxima quinta-feira, 18, as partes interessadas vão se sentar à mesa para encontrar soluções para estas reivindicações.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar