Santa Cruz acolhe mais uma edição do Batuku Finkadu na Tereru em homenagem a Nha Nácia Gomi

Inicio | Cultura
Santa Cruz acolhe mais uma edição do Batuku Finkadu na Tereru em homenagem a Nha Nácia Gomi
09/07/25 - 02:05 pm

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – O Ministério da Cultura, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, realiza no sábado, 12, a 3.ª edição do Batuku Finkadu na Tereru, em homenagem ao centenário de Nha Nácia Gomi, “ícone da cultura tradicional” cabo-verdiana.

O evento, que decorrerá das 09:00 às 17:00 em frente à Câmara Municipal de Santa Cruz, reunirá 244 batucadeiras provenientes de 24 grupos dos nove municípios da ilha de Santiago e da ilha do Maio.

Estas informações foram avançadas pela directora geral das artes e das Indústrias Criativa, Vandrea Monteiro, sublinhando que esta edição ocorrerá num formato diferente, em contraste com as anteriores que juntaram mais de 600 participantes.

A iniciativa integra-se na política de incentivo às economias criativas, promovendo actividades culturais e o turismo alternativo, com o principal objetivo de valorizar e preservar o batuco, uma manifestação cultural ancestral das ilhas de Santiago e do Maio.

Este ano, segundo Vandrea Monteiro, o evento assume um significado especial ao integrar as celebrações do centenário de Nha Nácia Gomi.

Nascida em 18 de Julho de 1925. no concelho de São Miguel, Nha Nácia Gomi é considerada uma das mais autênticas representantes do finaçon, do batuco e da tradição oral cabo-verdiana.

Guardiã da memória colectiva e símbolo da cultura popular da zona dos Rabelados, a artista deixou um legado marcante na história da música e da espiritualidade crioulas.

Segundo a diretora-geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, a escolha de Santa Cruz como palco da edição deste ano resulta de um “casamento perfeito” entre a agenda comemorativa da câmara municipal e o compromisso do Governo em exaltar as figuras maiores da cultura nacional.

 “Celebramos juntos esta prática cultural que tanto nos representa e uma das maiores figuras da arte cabo-verdiana, Inácia Gomes, sob a sua máxima: Si ma nú stâ, nú ka pudi fika”, ressaltou. 

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Alberto Silva, reforçou a importância da parceria com o Ministério da Cultura para fazer de Santa Cruz “o maior terreiro do batuco do mundo” este ano.

Anunciou que as celebrações em homenagem a Nha Nácia Gomi vão decorrer até 18 de Dezembro, com um evento a cada mês, em alusão ao seu legado e à sua contribuição para a cultura nacional.

TC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar