Santa Catarina: Presidente anuncia novo ciclo de cooperação internacional

Inicio | Cooperação
Santa Catarina: Presidente anuncia novo ciclo de cooperação internacional
25/03/25 - 07:54 pm

Assomada, 25 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina anunciou hoje um novo ciclo de cooperação internacional que visa reforçar uma nova diplomacia de cooperação municipal e descentralização com municípios e instituições de outros países. 

Armindo Freitas falava à Inforpress em modo de balanço da sua primeira visita oficial a Portugal, de 16 a 22 de Março, onde se reuniu com várias câmaras municipais e instituições, algumas com geminações com Santa Catarina e outras não.

O presidente foi acompanhado pelo coordenador da cooperação internacional da câmara municipal e enfatizou a importância da cooperação internacional e a nova diplomacia municipal, destacando que os municípios cabo-verdianos possuem autonomia para estabelecer parcerias.

Na ocasião, salientou que, apesar de existirem protocolos e geminações já estabelecidos, muitos não tiveram resultados significativos e a intenção agora é “maximizar o potencial dessas parcerias”.

Durante a sua estada, informou que se reuniu com diversas câmaras municipais e instituições, começando pelo Sul de Portugal, onde estabeleceu um contacto renovado com a Câmara Municipal de Loulé que resultou em perspectivas de cooperação na área cultural e que no Norte, em Santo Tirso, que já é geminado com Santa Catarina, foi garantido o apoio para formação de jovens na escola agrícola local e oportunidades de estágio na indústria têxtil.

Igualmente, Armindo Freitas avançou que, no Porto, onde não havia cooperação formal, conseguiu a confirmação da doação de sete mini-autocarros para Santa Catarina, além de equipamentos para o desporto urbano, especialmente para o basquetebol.

Ainda na senda de encontros e estabelecimento de cooperações, Freitas mencionou o encontro com o município de Cadaval, que já tem geminação com Santa Catarina, e que este município reiterou o compromisso de apoiar Santa Catarina com formações e na criação de cooperativas agrícolas, destacando a semelhança entre as realidades dos dois municípios.

Freitas também visitou Peniche, onde foram abertas vias para a cooperação nas áreas da pesca e gestão costeira, bem como na Protecção Civil, com ofertas de apoio da Associação de Bombeiros local.

Na capital, Lisboa, Armindo Freitas ressaltou que a câmara municipal garantiu doações de equipamentos e materiais para o sector do saneamento, além de intercâmbios culturais e materiais escolares, visando a melhoria das bibliotecas comunitárias.

Conforme afirmou Freitas, a sua visita a Portugal foi marcada por um "forte compromisso de continuidade nas geminações e reforço das cooperações existentes", realçando que a nova equipa da câmara municipal está determinada a implementar um ciclo de cooperação internacional que traga benefícios concretos à população de Santa Catarina, com novos contactos já sendo feitos para futuras visitas a outros municípios em Portugal e em outros países.

“O evento marca um passo significativo para a diplomacia municipal e a descentralização, reforçando o potencial de Santa Catarina em se conectar e colaborar com outras nações”, concluiu Freitas.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar