Sal: Jardim Arco-Íris inaugurado em Santa Maria com foco no reforço das políticas de inclusão e bem-estar infantil

Inicio | Sociedade
Sal: Jardim Arco-Íris inaugurado em Santa Maria com foco no reforço das políticas de inclusão e bem-estar infantil
02/10/25 - 04:07 pm

Espargos, 02 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal inaugurou hoje, em Santa Maria, o Jardim Arco-Íris, um novo espaço educativo que reforça as políticas sociais e de inclusão e proporciona melhores condições de aprendizagem e bem-estar às crianças.

A cerimónia contou com as presenças do edil salense, Júlio Lopes, e do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

Em nome das monitoras, Elsa Cabral, uma das profissionais mais antigas de Santa Maria e perto da reforma, expressou a sua emoção.

"Santa Maria e as suas crianças merecem um espaço condigno," declarou, regozijando-se por ver a promessa do edil concretizada antes da sua aposentadoria.

O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, explicou que a criação do Jardim Arco-Íris resultou da necessidade de garantir a segurança das crianças.

O antigo jardim, na rua 01 de Junho, nas palavras do edil, tornou-se incompatível com a presença infantil devido à sua transformação em área pedonal de grande movimentação.

"Nós não queríamos as crianças naqueles lugares porque agora tem muita movimentação. Nós queríamos as crianças num lugar adequado, único e completamente seguro", sublinhou Júlio Lopes.

O edil detalhou que a alienação do antigo jardim rendeu 64 milhões de escudos, com cerca de 20 milhões de escudos já investidos na primeira fase do novo espaço.

Lopes reafirmou que a infância e a adolescência são prioridades, prometendo novos concursos para criar mais espaços para crianças, jovens e centros de dia.

O ministro Fernando Elísio Freire destacou o progresso alcançado na ilha nos últimos anos, fruto da "parceria forte e profícua" entre a Câmara Municipal do Sal e o Governo de Cabo Verde.

O ministro afirmou que a situação do sector da infância está "muito melhor do que há cerca de nove anos" graças a um “amplo programa de formação de monitores e ao investimento em infra-estruturas.

Referiu o Centro de Emergência Infantil e o centro de dia na Palmeira como exemplos que trouxeram para o Sal respostas antes inexistentes.

O ministro salientou que o investimento feito em vários jardins tem permitido “aumentar, grandemente”, a cobertura do pré-escolar.

“O programa Capital Humano vai co-financiar, em parceria com a câmara municipal, a construção do Centro Infantil Juvenil de Espargos, além de reabilitar e equipar mais três jardins e creches na ilha”, adiantou.

Para finalizar, o ministro prestou uma homenagem às monitoras, chamando-as de "o rosto daquilo que deve ser o futuro do nosso país", e essenciais na formação de "cidadãos que têm valor, trabalho e honestidade".

Nesta primeira fase, o Jardim Arco-Íris está equipado com quatro salas de aula e tem capacidade para receber cerca de 200 alunos, divididos em dois períodos.

Para eternizar a contribuição e anos de dedicação de monitoras do antigo Jardim III Congresso, já aposentadas, a Câmara Municipal do Sal decidiu baptizar as salas de aula do novo espaço com os seus nomes, numa merecida homenagem: sala 1: Maria Livramento, tia Livramento; sala 2: Arlinda Almeida, tia Arlinda; sala 3: Maria Amélia Ferreira Leite, tia Amélia e sala 4: Maria Encarnação Espírito Santo Évora, tia Bia.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar