Ribeira Grande: População de Corvo pede rapidez na activação do sistema de bombagem de água para agricultura

Inicio | Ambiente
Ribeira Grande: População de Corvo pede rapidez na activação do sistema de bombagem de água para agricultura
18/11/24 - 08:19 pm

Ribeira Grande, 18 Nov (Inforpress) – A população de Corvo no Município da Ribeira Grande, Santo Antão, pediu hoje “brevidade” na retoma dos trabalhos de activação do sistema de bombagem de água para agricultura que se encontra inactivo há vários anos.

O presidente da Associação dos Agricultores de Corvo e Formiguinhas (Agricof), Rui Graça, deu voz à comunidade de Corvo e disse, em declarações à Inforpress, que a população está “ansiosa” à espera da activação do sistema de bombagem de água para a agricultura que, afirmou, está a atrasar vários projectos devido à falta de disponibilização de água para rega.

“Há menos de um ano, a Câmara Municipal da Ribeira Grande que é a responsável pelos trabalhos começou a efectuar o projecto de reabilitação do sistema de bombagem. Já foram realizados trabalhos com a reconstrução do abrigo da casa para instalar a bomba, limpeza no reservatório de captação de água, substituição de tubos do sistema, mas agora as obras estão paradas”, declarou.

Segundo Rui Graça, a Agricof recebeu informações de “fontes credíveis” que avançaram que a bomba que vai ser instalada já está comprada mas, disse, que já lá vão mais de três meses que os trabalhos estão parados, por isso apelou à intervenção e agilização da autarquia no término dos trabalhos.

“Começaram o trabalho em Fevereiro/ Março até Junho e o trabalho está parado. A população de Corvo quer informações, porque vemos muitas toneladas de água a desperdiçar para o mar, quando o sistema de bombagem de água se encontra inactivo e poderíamos estar a captar essa água e começar a produzir em grande escala e rentabilizar os investimentos em terrenos com o sistema de irrigação gota-a-gota”, anunciou.

Conforme a mesma fonte, na localidade de Corvo existem parcelas de terra que podem ser utilizadas para o sistema de regadio mas, neste momento, estão no sistema de sequeiro por inactividade do sistema de bombagem de água que está a atrasar a viabilização do projecto "boas práticas agrícolas", financiado pelo GEF - SGP, que já beneficiou vários agricultores com a aquisição de utensílios agrícolas e ensaio e instalação de rega gota-a-gota.

Também, segundo a Agricof, a comunidade de Corvo tem enfrentado problemas de energia eléctrica, fraco sinal de comunicação móvel e saída da população.

EL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar