Ponta do Sol, 26 Set (Inforpress) – O eleito municipal da bancada do PAICV na Assembleia Municipal da Ribeira Grande Albertino Mota denunciou hoje a “situação crítica” em que se encontram várias infra-estruturas desportivas no concelho.
Albertino Mota, que falava durante a sua intervenção no período antes da ordem do dia, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, afirmou que o concelho “revela talentos naturais para o desporto”, mas que continua a carecer das “mais básicas infra-estruturas de apoio, impedindo que esses talentos floresçam plenamente”.
Segundo o eleito do PAICV, “algumas modalidades desportivas encontram-se em estado de coma, devido à degradação dos equipamentos e à falta de incentivos aos clubes e associações” e acusou a câmara municipal de não cumprir as promessas feitas em campanha eleitoral.
Entre os exemplos apresentados, evidenciou o Estádio João Serra, na Ponta do Sol, que classificou como estando em “estado crítico”, e o Estádio do Tarrafal, que permanece “sem perspectivas de conclusão das obras”.
Albertino Mota recordou que, recentemente, os clubes federados da região norte, em conjunto com a Associação Regional de Futebol, lançaram um ultimato ao Governo Central e à Câmara Municipal, ameaçando não realizar nem participar em competições oficiais caso não sejam feitas intervenções urgentes no relvado do Estádio João Serra.
“O estado daquele relvado não é apenas indigno, é um risco concreto para a integridade física dos atletas”, reforçou.
Apontou, também, aos casos dos polivalentes de Figueiral e de Sinagoga.
Segundo o político, o polivalente de Figueiral “mais parece uma novela interminável, de tantos episódios e adiamentos que já acumulou ao longo dos anos”.
O de Sinagoga, conforme a mesma fonte, “não foge à regra”.
“Está igualmente a precisar de uma intervenção urgente. O piso encontra-se degradado, não existem redes de protecção, a iluminação é insuficiente e continuam em falta as casas de banho, prometidas há demasiado tempo e nunca concretizadas”, afirmou.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo da Luz, afirmou que o desporto no concelho “está em transformação” e assegurou que algumas das obras estão em andamento.
Em relação ao Estádio do Tarrafal, explicou que o investimento total ronda os 215 mil contos, dos quais 75 mil já estão a ser aplicados, sendo necessário encontrar soluções para financiar os restantes 140 mil contos.
Quanto ao Estádio João Serra, adiantou que ainda não existe um projecto final, mas já foi adquirida a nova relva, num valor de 32 mil e quinhentos contos.
“Estamos a aguardar a conclusão do projecto para elaborar o orçamento e, posteriormente, trabalhar na montagem financeira da obra”, declarou.
Sobre o Polivalente do Figueiral, o edil ribeira-grandense explicou que as obras estão em andamento, mas têm sido condicionadas por factores naturais.
De acordo com o autarca, os materiais de construção, como cascalho e areia, já se encontram no local, mas as chuvas acabaram por arrastar parte deles.
LFS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar