Ribeira Grande: Falta de recursos financeiros impossibilitou construção de algumas estradas no município - autarca

Inicio | Política
Ribeira Grande: Falta de recursos financeiros impossibilitou construção de algumas estradas no município - autarca
18/12/24 - 04:30 pm

Ribeira Grande, 18 Dez (Inforpress) – A falta de recursos financeiros impossibilitou a construção de algumas estradas e a recuperação de acessibilidades em Ribeira Grande, Santo Antão, lamentou Orlando Delgado, que termina o último mandato como presidente quinta-feira,19.

A construção das estradas para Monte Joana, Rabo Curto (Ribeira da Torre), Figueiral de Coculi e melhorias das estradas de Pinhão e Lombo Branco na costa leste são alguns dos projectos exemplificados que “não foram efectivados por falta de recursos financeiros”, disse o edil Orlando Delgado, em declarações à Inforpress.

No entender de Orlando Delgado, não faltou vontade política da câmara municipal, nem dos executivos com quem trabalhou durante cinco mandatos, pois apontou a falta de recursos financeiros como o principal entrave dos projectos.

Contudo, o autarca lembrou que foram construídas várias estradas de penetração nos vales o que permitiu o "desencravamento" de diversas zonas e "aliviou" a câmara que, sublinhou, sempre na época das cheias tinha de refazer várias vias no leito das ribeiras para permitir a circulação entre as localidades que ficavam encravadas.

“Não tenho dúvidas de que resolvi todos esses grandes problemas que existiam a nível do concelho mas ainda existem prioridades de desencravamento de zonas, por exemplo, na Garça, melhoria de acessibilidades em Ribeira Alta e Figueiras, Aguada, Agriões, que são zonas que muito dificilmente vai-se construir estradas, mas muito já foi feito”, disse. 

A estrada de penetração na ribeira de Caibros foi outro dos desafios e reivindicações mas, neste momento, está-se na montagem dos estaleiros para o arranque das obras de construção da infra-estrutura.

Orlando Delgado iniciou o primeiro mandato de presidente na Câmara Municipal da Ribeira Grande em 2004 e renovou mais quatro corridas às urnas (2008/2012/2016/2020), permanecendo seguro no cargo durante vinte anos, mas decidiu não recandidatar nas últimas eleições autárquicas de 01 de Dezembro e termina o seu reinado na quinta-feira,19 de Dezembro.

EL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar