Assomada, 21 Dez (Inforpress) – O novo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, eleito na lista do PAICV, Armindo Freitas, assumiu hoje o cargo e promete uma governação centrada nas pessoas e nas famílias, e ser um presidente de todos.
O presidente eleito nas eleições de 01 de Dezembro começou por enaltecer e reconhecer os ganhos que o município já viu durante o seu percurso e mostrou “respeito” pela trajectória construída até então, comprometendo-se a seguir os “bons passos”, melhorar onde for necessário e inovar para continuar com o processo de desenvolvimento do município.
“Temos que aproveitar o que há de bom, aperfeiçoar o menos bom, inovar, imprimir novas dinâmicas e fazer o povo brilhar e sorrir”, disse o autarca santa-catarinense no seu discurso, numa cerimónia realizada na praça central de Assomada.
O autarca pede um envolvimento colectivo, independentemente da cor partidária, afirmando no seu discurso que vai ser um presidente de todos e para todos, mostrando-se disposto a ouvir e incluir diversas vozes na tomada de decisões.
Além do povo santa-catarinense, Armindo Freitas diz esperar contar com a magistratura de influência do Presidente da República de Cabo Verde, mas também da colaboração do Governo no sentido de trabalharem todos em prol do bem de Santa Catarina e das suas gentes.
Para o mandato 2024 – 2028 como propostas apresentou a reestruturação da base produtiva para garantir mais água, mais agricultura, mais criação de gado, mais pesca e mais comércio, a fim de aumentar a produção, criar oportunidades de emprego para os jovens e aumentar a renda para as famílias.
Ainda, prometeu promover um desenvolvimento inclusivo e a coesão social, baseada na governança centrada nas pessoas e nas famílias, com mais moradia, mais transporte escolar, mais oportunidades de empreendedorismo jovem e mulher, mais desporto, mais saúde e assistência às famílias.
O fortalecimento do sector empresarial, o desenvolvimento de programas sociais e a valorização da cultura e do turismo, também foram outros objectivos traçados para o mandato.
Por sua vez, a testemunhar o acto, o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, reafirmou que a autarquia santa-catarinense encontrará no Governo “um parceiro, cooperador e predisposto a caminhar juntos”, para o bem do município.
“Reafirmo de forma contundente que encontrará no Governo um parceiro que irá cooperar, predisposto a caminhar consigo e com a equipa que, de agora em diante, lidera para o bem do município de Santa Catarina e das suas gentes”, assegurou o governante.
Além de Armindo Freitas e da equipa camarária, foram empossados o presidente da Assembleia Municipal, João Brito, e os deputados municipais.
A candidatura do PAICV nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro saiu-se vencedora das eleições com 5838 votos para a câmara municipal, elegendo todos os nove vereadores e 5766 votos para a assembleia municipal, tendo elegido 11 deputados municipais, MpD nove e um do grupo independente S-SAT.
MC /JMV
Inforpress/fim
Partilhar