João Teves, 24 Ago (Inforpress) – Alguns agricultores da zona agrícola de Canaria, em São Lourenço dos Órgãos (Santiago), acusaram hoje a empresa Águas de Santiago (AdS) de “má gestão” de água e temem perder toda a cultura devido à falta desse líquido.
Em declarações à imprensa, o presidente da Associação dos Agricultores de São Lourenço dos Órgãos, Fernando Garcia da Veiga, mais conhecido por Pina, informou que por causa da “má gestão” de água por parte da AdS estão sem água para a rega há várias semanas.
Este responsável, que se manifestou “preocupado” com esta situação, afirmou que se o problema de água continuar, os agricultores vão perder toda a produção.
No seu caso em particular, adiantou que vai perder mais de 40 mil plantas de tomate, ou seja, cerca de 5.000 contos dentro de um mês, e mandar os 50 jovens que trabalham com ele para casa.
Além da má gestão de água, o agricultor falou ainda da exploração do condutor e fraude na factura das contas de água por parte da AdS nesse município santiaguense.
Este agricultor reconhecido dentro e fora do país, acusou igualmente a AdS de desperdício de água nesse município agrícola, proveniente de um investimento de adução e distribuição de água feito pelo Governo, orçado em 75 mil contos.
Perante tudo isso, Fernando da Veiga, que é detentor de uma grande produção de hortaliças, frutas e aguardente, apelou à “intervenção urgente” das autoridades competentes, sobretudo do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), para que possam salvar o que ainda resta das suas culturas.
A Inforpress tentou ouvir a versão da AdS no município de São Lourenço dos Órgãos, mas sem sucesso.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar