Cidade da Praia, 26 Dez (Inforpress) – A primeira visita de um Presidente dos Estados Unidos da América a Cabo Verde, bem como o financiamento do terceiro compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC) são os grandes destaques a nível da cooperação em 2024.
O dia 02 de Dezembro de 2024 fica na história da diplomacia cabo-verdiana ao receber, pela primeira vez, a visita de um presidente norte-americano em funções, em escala para Angola, momento esse que foi considerado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva como “histórico”.
No encontro de pouco mais de uma hora, decorridos na ilha do Sal e sem declarações de Joe Biden, esteve sobre a mesa áreas-chave de interesse mútuo, incluindo a segurança marítima, a cooperação económica, a resiliência climática e a diáspora cabo-verdiana radicada nos EUA.
Para o Chefe do Governo, a visita é um testemunho do reconhecimento global da importância estratégica de Cabo Verde e do compromisso do país em fomentar parcerias para um futuro melhor e valoriza o posicionamento geo-estratégico do arquipélago na localização privilegiada entre o continente africano, o Brasil, os EUA e a Europa.
Em Fevereiro, Cabo Verde recebeu a visita de uma delegação do Millennium Challenge Corporation (MCC), chefiada pela directora-executiva, Alice Albright, depois de ser seleccionado para o terceiro compacto.
Cabo Verde tornou-se o primeiro país no mundo a completar com sucesso dois compactos da MCC.
Outro marco na cooperação bilateral, foi a visita de cinco horas que o novo Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, efectuou a Cabo Verde tendo os dois países destacando as áreas importantes de cooperação visando o desenvolvimento mútuo.
Cabo Verde e Portugal celebraram a 19 de Dezembro, os 50 anos do Acordo de Lisboa, com a cerimónia de homenagem aos signatários da transferência de soberania do arquipélago, promovida pelo presidente da República, José Maria Neves e que contou com a presença do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.
A relação entre os dois países foi também reforçada, com a visita do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, ao país, 10 dias depois de ser empossado como Chefe do Governo, com a assinatura de um memorando de entendimento para a criação de uma linha especial de microcrédito com vista ao auto-emprego e empoderamento das mulheres.
Outro destaque de 2023, foi a deslocação do Presidente da República, José Maria Neves, a São Tomé e Príncipe, na sua primeira Presidência da Diáspora africana, onde os dois países reforçaram o compromisso de elevar a cooperação para além dos laços de irmandade.
O quadro de cooperação entre Cabo Verde e Brasil foi retomado, após oito anos suspensos e abrange o sector das mudanças climáticas e o sector privado.
Com mais de 40 anos de cooperação, o Luxemburgo, continua a ser um parceiro estratégico do arquipélago, tendo disponibilizado 5,2 milhões de euros (572 mil contos) para o eixo emprego e empregabilidade do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) “Desenvolvimento-Clima-Energia” Cabo Verde – Luxemburgo (2021-2025).
O reforço das relações entre Cabo Verde e Timor-Leste, que recebeu a visita do vice-ministro dos Assuntos Parlamentares da Presidência do Conselho de Ministros timorense, em Outubro, foi um marco importante na cooperação e oportunidade para aprofundar a cooperação bilateral existente há quase 50 anos e que foi retomada em 2002 após a independência timorense.
O ano que ora finda ficou marcado, também, pela visita de cinco dias que o Presidente da República, José Maria Neves, efectuou à Itália, onde foi recebido em audiência pelo Papa Francisco.
A cooperação entre Cabo Verde e Angola também foi reforçada, durante a visita da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social da República de Angola, Teresa Rodrigues Dias, ao arquipélago, onde foi assinado o protocolo para o reforço da cooperação nos sectores do Trabalho e Segurança Social.
O ano ficou marcado também pela renovação do protocolo de colaboração entre a República Popular da China e Cabo Verde, que visa a continuidade de envio de missões médicas chinesas ao arquipélago, para os próximos seis anos.
Através do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, Cabo Verde participou de 15 e 16 de Junho na Suíça na "Cimeira da Paz”, a convite do chefe de Estado ucraniano, Zelensky.
Em Abril, o presidente da República, José Maria Neves, esteve em Espanha, onde foi recebido pelo presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e pelo Rei de Espanha, Filipe VI.
A nível da CPLP, Cabo Verde recebeu a XII Conferência dos Supremos Tribunais de Justiça dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar