Cidade da Praia, 13 Ago (Inforpress) – O Banco Mundial vai disponibilizar 10 milhões de dólares para apoiar a resposta de emergência à tempestade tropical que na segunda-feira,11, atingiu as ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.
A tempestade tropical provocou mortes e desaparecidos em São Vicente e causou destruição e danos em infraestruturas e património público e privado nas três ilhas.
O montante, equivalente a 7,9 milhões de Direitos de Saque Especiais (SDR), será desembolsado de imediato através do instrumento Cabo Verde – Resilient and Equitable Recovery DPF with Cat DDO, activado pelo Governo junto da instituição.
De acordo com o Executivo, os fundos vão financiar acções de assistência social e de reconstrução de infraestruturas com maior resiliência.
O Governo agradeceu ao Grupo Banco Mundial pela “resposta célere e pelo elevado sentido de solidariedade” face à necessidade de medidas rápidas e robustas para proteger as populações e reparar os danos causados pela intempérie.
A tempestade que assolou a ilha de São Vicente na madrugada de segunda-feira, 11, resultou em oito mortos, sendo sete pelas enxurradas e uma por eletrocussão, estando ainda três pessoas desaparecidas e 12 desalojados.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar