Espargos, 13 Ago (Inforpress) - Uma forte onda de solidariedade tomou conta da ilha do Sal, com moradores e empresários se unindo para ajudar a ilha de São Vicente, que foi duramente atingida pela passagem de uma onda tropical na madrugada da última segunda-feira.
Um grupo de cidadãos, liderado por Jássy Sousa, organizou pontos de coleta para arrecadar bens materiais e alimentos não perecíveis para enviar para a ilha de São Vocente.
Os pontos de recolha estão localizados na Biblioteca Municipal, em Espargos, e na Kaza d´Arte, em Santa Maria, e permanecerão abertos até a próxima sexta-feira.
A iniciativa busca reunir o máximo de doações possível para enviar à ilha vizinha.
A porta-voz da organização, Jássy Sousa, disse à Inforpress que a resposta da população tem sido surpreendente.
"Nestes dois dias já recebemos uma quantidade expressiva de donativos, vindos de particulares e empresas na ilha. Agradecemos imensamente a união do povo salense neste momento difícil", afirmou.
Ressaltou que qualquer ajuda é bem-vinda e que a organização conseguiu uma parceria com um amigo que cedeu um contentor de 40 pés para o transporte dos donativos.
Apesar de estarem recebendo de tudo, Jássy Sousa fez um apelo especial para a doação de fraldas para crianças e idosos, além de produtos de higiene pessoal.
A falta desses itens é crítica em São Vicente, já que os fornecedores locais também foram afectados pela intempérie.
A porta-voz convocou todos os voluntários para a próxima sexta-feira, dia em que as doações serão carregadas no contentor para que possam ser enviadas o mais rápido possível para a ilha de São Vicente.
A solidariedade demonstrada na ilha do Sal serve como um importante reforço de esperança para aqueles que buscam reconstruir suas vidas após o desastre.
A tempestade causou um rastro de destruição com estradas bloqueadas, carros arrastados e infraestruturas danificadas.
Infelizmente, o balanço da tragédia é grave e resultou em um número crescente de mortos e desaparecidos.
Além de focar os esforços em São Vicente, o grupo de solidariedade da ilha do Sal já está a ponderar estender a ajuda para a ilha de São Nicolau.
Jássy Sousa informou que estão a estudar a possibilidade de apoio monetário para a ilha, que também sofreu prejuízos materiais devido à tempestade.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar