São Filipe, 08 Ago (Inforpress) – A Região Sanitária Fogo/Brava recebe, a partir de hoje, uma missão médica da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estados Unidos (CVAMS) para rastreio da doença reumática cardíaca nas crianças e jovens em idade escolar.
A missão, segundo uma nota de imprensa do Ministério da Saúde, a que a Inforpress teve acesso, decorrerá até 13 de Agosto e é liderada pelo presidente da CVAMS, Júlio Teixeira, e integrada por uma equipa de oito especialistas, entre eles quatro cardiologistas, dois técnicos de ecocardiografia e dois assistentes, todos ligados à CVAMS MGH/Harvard, para dar continuidade ao projecto.
A doença reumática cardíaca, também conhecida como cardite reumática, é uma complicação grave de infecções estreptocócicas mal tratadas, como a faringite estreptocócica, refere a nota de imprensa.
Segundo a mesma fonte, o diagnóstico precoce e o tratamento profilático evitam a evolução para condições mais graves que implicam incapacidade, sublinhando que a mesma afecta principalmente crianças e adolescentes e pode causar danos permanentes às válvulas cardíacas se não for detectada e tratada precocemente.
Em Cabo Verde, trata-se da principal causa de cirurgias cardíacas em jovens, tornando o diagnóstico precoce e a profilaxia medidas fundamentais para evitar incapacidades futuras, refere a nota.
“A nossa missão tem como foco, não apenas, identificar casos desconhecidos da doença, mas também educar as famílias sobre os riscos, as causas e a importância da prevenção, especialmente após infecções na garganta causadas por estreptococos”, explica a nota.
Durante a missão, as equipas médicas estarão divididas entre as duas ilhas, de 09 a 12 de Agosto, na Delegacia de Saúde de São Filipe e de 10 a 12 de Agosto, na Delegacia de Saúde de Nova Sintra e na escola local.
O projecto pretende, ainda, determinar a prevalência da doença entre as crianças das duas ilhas e identificar factores de risco associados à sua manifestação.
Para além dos exames de rastreio, os médicos estarão também disponíveis para consultas de cardiologia durante o período da missão.
Esta iniciativa não é inédita já que o projecto de rastreio da doença reumática cardíaca já foi implementado anteriormente no Município de São Domingos (Santiago), onde obteve resultados importantes para a saúde preventiva da população infantil.
A missão médica reforça a parceria entre o Ministério da Saúde de Cabo Verde e a diáspora médica cabo-verdiana, com foco no fortalecimento do sistema de saúde e na promoção da medicina preventiva junto das comunidades mais vulneráveis.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar