Rabidantes de Santa Catarina concluem formação em Educação Financeira e Gestão de Negócios

Inicio | Economia
Rabidantes de Santa Catarina concluem formação em Educação Financeira e Gestão de Negócios
17/10/25 - 11:00 pm

Assomada, 17 Out (Inforpress) – Um grupo de 125 rabidantes de Santa Catarina concluíram hoje a formação GET AHEAD & Educação Financeira, uma iniciativa que tem como objectivo, reforçar as competências de gestão, empreendedorismo e inclusão digital das comerciantes locais.

O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, que presidiu à cerimónia de encerramento, destacou que a qualificação e o empreendedorismo são pilares fundamentais para o desenvolvimento económico e social do país.

Sublinhou que a formação representa um passo importante para o fortalecimento dos pequenos negócios e para o empoderamento das mulheres, que constituem a maioria no comércio informal.

O governante apontou ainda a redução do desemprego em Cabo Verde como sinal de progresso, referindo que o país registou a menor taxa da sua história recente, com avanços expressivos no emprego jovem e feminino, resultado das políticas de promoção do emprego e da formação profissional.

O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos, realçou o impacto das acções formativas na criação de oportunidades e na redução da pobreza, destacando o empenho do instituto em certificar competências e valorizar o trabalho das rabidantes.

Acrescentou que o Governo está a trabalhar no processo de criação da carteira profissional para vendedores ambulantes, com formações certificadas que dão acesso a este documento.

Em nome das formandas, a presidente da Associação das Rabidantes, Deonilde Borges, manifestou satisfação pelo conhecimento adquirido, afirmando que a formação proporcionou-lhes ferramentas essenciais para gerir melhor os seus pequenos negócios e melhorar a qualidade de vida das famílias.

A formação, promovida no âmbito do programa “Rabidantis Nu Kre Ser Digital”, decorreu durante 13 dias, totalizando 55 horas, e beneficiou 125 rabidantes do concelho de Santa Catarina, contribuindo para a promoção da inclusão económica e do empoderamento feminino.

DV/MC//HF

Inforpress/Fim

Partilhar