Santo Antão: Ribeira da Torre volta a contar com serviços de saúde com nova Unidade Sanitária de Base

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Ribeira da Torre volta a contar com serviços de saúde com nova Unidade Sanitária de Base
05/05/25 - 02:48 pm

Ribeira Grande, 05 Mai (Inforpress) - A comunidade da Ribeira da Torre volta a dispor de cuidados de saúde primária, com a inauguração de uma nova Unidade Sanitária de Base (USB) em portal Fajã Domingas Benta, após quase um ano sem unidade funcional.

A nova USB da Ribeira da Torre foi oficialmente inaugurada hoje, em portal de Fajã Domingas Benta, no concelho da Ribeira Grande, pondo fim a um período de quase um ano sem serviços de saúde primária na localidade, devido à inatividade da antiga unidade, que se localizava em Marrador.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo da Luz, enalteceu o simbolismo da reabertura.

“É com elevada honra que estamos aqui, para devolver esta unidade de saúde à Ribeira da Torre”, afirmou, sublinhando que se trata de “um momento histórico”.

O autarca explicou que a nova localização representa uma “melhoria significativa” no acesso aos cuidados de saúde, especialmente para os mais idosos.

“A antiga unidade apresentava sinais de deterioração e estava situada num local de difícil acesso, obrigando os utentes a subir escadas. Esta nova estrutura está muito mais bem localizada e adaptada às necessidades da comunidade”, disse.

Armindo da Luz agradeceu ainda o apoio da Associação de Cabo-verdianos em Genebra (Suíça), que contribuiu com parte do equipamento instalado.

“É um momento de festa e realização colectiva. Esta unidade dará uma atenção especial à saúde primária, promovendo a descentralização e aproximando os cuidados às populações. É o reflexo do nosso compromisso com a inclusão e a sustentabilidade”, pontuou.

Em representação da Delegacia de Saúde da Ribeira Grande, o medico Eduardo Hernández Pérez considerou que a nova unidade vem responder a uma necessidade antiga da população.

 “Era um compromisso assumido e que está agora cumprido. Queríamos há muito tempo uma unidade sanitária própria, com melhores condições. Esta nova estrutura, bem localizada, vai ajudar muito toda a população”, frisou.

Da parte da comunidade, o representante local Armindo Costa congratulou-se com o investimento, recordando o envolvimento dos moradores na denúncia das “más condições” da anterior unidade.

“Foi uma exigência antiga. Como associação e como representante, alertei a câmara e a delegacia para os problemas em Marrador. Hoje é uma honra enorme ver este resultado”, afirmou

Ainda assim, Armindo Costa deixou algumas reivindicações como a presença de um agente sanitário entre as 08:00 e as 15:00 e uma enfermeira a tempo inteiro. 

Além disso, pediu que a autarquia assegure a organização e higiene da zona envolvente, impedindo o depósito de materiais como estrume junto à entrada.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar