Pedra Badejo, 22 Jan (Inforpress) – O director do Agrupamento II do município de Santa Cruz afirmou hoje que a Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva (ESACS) tem se adaptado “bem” aos desafios da revisão curricular e atende às demandas dentro das suas limitações.
Moisés Tavares falava à imprensa durante as actividades comemorativas do 31º aniversário da ESACS, celebradas nesta quarta-feira, 22 de Janeiro e destacou que a introdução de novas disciplinas e tecnologias no sistema de ensino, decorrente da revisão curricular, exigiu que a ESACS se reinventasse.
No início desse processo, realçou que a escola enfrentava uma escassez de equipamentos, mas, com o apoio do Ministério da Educação e a colaboração da delegação escolar de Santa Cruz, actualmente conta com três salas de informática equipadas e foram feitos investimentos em projectores e telas portáteis, permitindo que a escola responda melhor às novas exigências.
Sobre os 31 anos desta escola, convidou todos a reflectirem e homenagear aqueles que já passaram e fizeram parte da escola, pois, reconheceu que se hoje a escola está a seguir em frente com passos certos, é graças ao trabalho das pessoas que estiveram e passaram pelo liceu e que deve ser reconhecido e valorizado.
No que tange aos desafios, o director indicou que são vários, especialmente no que diz respeito à reabilitação das suas instalações, que, devido à sua antiguidade, carecem de intervenções significativas.
“A escola tem uma longa trajectória e sofreu poucas reabilitações ao longo dos anos, o que torna necessário adaptar as suas estruturas à realidade actual”, afirmou o director, avançando que neste momento estão a realizar algumas obras na infra-estrutura e a adequá-la à realidade actual.
Tavares também comentou sobre o projecto da nova escola secundária com valência técnica, que será construída em Achada Fátima, cujo concurso para a obra já foi lançado pelo Ministério da Educação e que esta nova infra-estrutura representará um “avanço significativo para o município, adaptando-se às necessidades contemporâneas”.
A Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva actualmente atende cerca de 1.900 alunos, sob a orientação de 127 professores, e continua a trilhar um caminho de evolução e adaptação às novas realidades do ensino em Cabo Verde.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar